Piaui em Pauta

-
-
Nova vacina para gestantes est

Nova vacina para gestantes está disponível nos postos de saúde do PI.

Publicada em 10 de Novembro de 2014 �s 23h01




Já está à disposição de todas as gestantes de Teresina, a vacina DTPA, contra difteria, tétano e coqueluche. A nova vacina está sendo incluída a partir deste mês, no Calendário Nacional de Vacinação, e tem como objetivo diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, a vacina oferece proteção indireta nos primeiros meses de vida da criança. “Através da passagem de anticorpos maternos para o feto, o bebê garante essa proteção, já que ainda não teve a oportunidade de iniciar o esquema vacinal”, completou.

As gestantes podem procurar as salas de vacinação, em qualquer Unidade Básica de Saúde, para garantir a imunização a partir da 27ª semana de gestação até 20 dias antes da data provável do parto.

Além das gestantes, devem ser imunizados também os profissionais de saúde que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal, como médico anestesista, ginecologista, neonatologista, obstetra, pediatra, enfermeiro e técnico de enfermagem.

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível, que compromete o aparelho respiratório e se caracteriza por tosse seca intensa. Segundo os registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período de 2007 a 2013, foram confirmados 17.532 casos de coqueluche no país, dos quais 11.316 (64,5%) ocorreram em menores de um ano de idade.



» Siga-nos no Twitter

Tags: Nova vacina para ges - Já está à disposiç

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA