
O Conselho Federal da OAB realizou nesta terça-feira (01), ato público em homenagem aos 25 anos da Constituição Federal, na sede do Conselho Federal, em Brasília (DF). A solenidade homenageou os protagonistas da Carta Magna, inclusive os advogados que prestaram essencial trabalho de assessoria aos constituintes. O líder do PT no Senado e do Bloco de Apoio ao Governo, senador Wellington Dias (PI) esteve presente.
Dentre os homenageados estavam os ex-presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva e José Sarney, o vice-presidente da República, Michel Temer e o vereador paulistano, Mario Covas Neto, que representará o pai, que foi deputado constituinte. Fábio Konder Comparato, Nelson Jobim, Bernardo Cabral, Hermann Assis Baeta e José Afonso da Silva, advogados com destacada atuação na constituinte, também receberam a homenagem do Conselho Federal da OAB.
“Os partidos e os movimentos exerceram a atividade política até o limite de suas possibilidades. Todas as lideranças representativas, sem exceção, estiveram envolvidas no processo”, afirmou Lula lembrando que a Assembleia Nacional Constituinte foi um momento histórico “que transcorreu sob o primado da política, em seu mais nobre sentido”. E ele defendeu, assim como o vice-presidente Michel Temer, a reforma política: “Uma reforma política é necessária para aprofundarmos a democracia”. O ex-presidente participou nesta manhã do ato em comemoração aos 25 anos da Constituição Federal, realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília.
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, também falou da importância da política na construção de uma Constituição avançada como a de 1988. E defendeu a reforma política: “Uma reforma política é necessária para aprofundarmos a democracia”.
Na ocasião, foi lançada uma obra literária comemorativa, escrita por renomados juristas, com artigos reflexivos sobre a Constituição da República.