Piaui em Pauta

-
-
Obama saúda prisão de suspeit

Obama saúda prisão de suspeito, mas adverte que há questões sem resposta.

Publicada em 20 de Abril de 2013 �s 12h01


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou na noite de sexta-feira (19) o trabalho da polícia, que permitiu a captura do segundo suspeito dos ataques a bomba durante a maratona de Boston, mas destacou que ainda há "muitas questões sem resposta" sobre os atentados.

» Siga-nos no Twitter

Ele assegurou que todas as forças de segurança do país continuarão investigando os atentados de Boston até que todas as dúvidas sejam respondidas e aproveitou para pedir à população que não se precipite em julgar os estrangeiros que chegam ao país.

FBI interrogou em 2011 um dos suspeitos do atentado em Boston

Em um breve discurso na Casa Branca, Obama reconheceu que esta foi "uma semana difícil" --em referência ao atentado que deixou três mortos e mais de 170 feridos em Massachusetts. "As famílias daqueles que morreram e os feridos merecem respostas", disse o presidente.

"Esta noite, nosso país deve muito às pessoas de Boston e de Massachusetts", disse Obama minutos após o anúncio da captura de Djokhar Tsarnaev, o jovem de origem chechena suspeito de realizar o ataque junto com o irmão Tamerlan, na segunda.



"Esta noite, graças aos esforços determinados, encerramos um capítulo importante desta tragédia", disse Obama, que acompanhou durante toda a jornada o trabalho das agências policiais em busca do suspeito.

"Evidentemente, permanecem muitas questões sem resposta, entre elas porque dois jovens estudantes no seio de nossas cidades e de nosso país, recorreram a tal violência? Como planejaram e executaram estes atentados? E se receberam a ajuda de alguém?", ponderou o presidente norte-americano.

Ele prometeu uma profunda investigação sobre os atentados. "Faremos o necessário para que nossos cidadãos tenham segurança", disse o democrata. "Uma coisa é certa: eles fracassaram porque os americanos se negaram a ser aterrorizados."

Apesar do discurso patriótico, Obama fez questão de pedir aos norte-americanos que continuem a receber os estrangeiros. "É importante que sigamos acolhendo as pessoas de todo o mundo. O espírito americano inclui manter-se fiel à diversidade que nos faz fortes. Temos de manter esse espírito".

PERSEGUIÇÃO

As forças policiais detiveram Dzokhar, 19, na noite de ontem, encerrando uma caçada humana que mobilizou mais de 9.000 agentes e que durante a madrugada havia terminado com a morte de Tamerlan, 26, devido aos ferimentos sofridos durante a perseguição.

A operação em busca dos irmãos Dzhokhar e Tamerlan começou após o FBI divulgar fotos e vídeos, na tarde de quinta.

Dzokhar foi detido pela polícia em Watertown, subúrbio de Boston. Ele estava escondido em um barco estacionado no quintal de uma casa, e a polícia disse que ele foi encontrado consciente, sangrando e em estado grave. A prisão foi acompanhada de aplausos de civis presentes perto da cena da captura, enquanto a ambulância que transportava o suspeito deixava o local.

O irmão mais velho, Tamerlan, foi morto em um confronto com a polícia na mesma cidade, na noite de quinta. Horas antes, um policial havia sido morto no MIT (Massachussets Institute os Technology) enquanto atendia uma ocorrência.

Em seguida, um carro foi roubado na região. Os dois crimes deixaram a polícia em estado de alerta e, durante toda a madrugada, viaturas e helicópteros rondaram a cidade em busca do suspeito.

A região metropolitana de Boston passou o dia sob toque de recolher, enquanto a polícia tentava localizar Dzhokhar. O jovem foi encontrado minutos depois de o governador de Massachussets suspender o toque de recolher, alegando que a cidade não poderia ficar parada, mas que a busca pelo suspeito continuava.



Tags: Obama saúda prisão - Presidente dos EUA

Fonte: UOL �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA