Piaui em Pauta

-
-
O secretário Francisco Costa acompanhou a execução do programa que tem como meta

Olhar Bem leva atendimento oftalmológico a mais de mil de pessoas em Floriano

Publicada em 12 de Janeiro de 2016 �s 08h32


  												Secretário Francisco Costa acompanha execução do programa Olhar Bem em Floriano.						 (Foto:Rossana Andrade)					Secretário Francisco Costa acompanha execução do programa Olhar Bem em Floriano. (Foto:Rossana Andrade)

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, acompanhou, nessa segunda-feira (11), a execução do Programa Olhar Bem, em Floriano. O Programa consiste na oferta de consultas, exames e deve beneficiar cerca de 1500 pessoas com cirurgias de catarata, nos territórios Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira, Alto Parnaíba e Serra da Capivara. Com essa etapa, o programa deve chegar a 4.500 cirurgias de catarata, cobrindo mais de 140 municípios piauienses.

“O Olhar Bem propicia a oferta de consultas oftalmológicas, exames especializados, avaliação médica para verificar a necessidade de cirurgia de catarata, e caso necessite, no mesmo local é realizado e o paciente tem a garantia de realizar o pós-operatório de imediato e após 30 dias faz o procediemnto do outro olho. É esse modelo que temos defendido, para que a saúde chegue mais perto da população, de modo que cada vez mais possamos dar oportunidade para a população piauiense e que o serviço chegue mais próximo a ela”, afirma o secretário Francisco Costa.  

Para propiciar serviços mais perto da população, o Olhar Bem mobiliza, em cada edição, mais de 100 profissionais, num formato de ação em que se prioriza o atendimento humanizado e resolutivo.

Em Floriano, por exemplo, logo no segundo dia de execução, foram realizadas mais de 300 cirurgias, como a dos irmãos Expedito e Fernando, de 3 e 4 anos, respectivamente, que sofrem de catarata congênita. No domingo (10), os meninos, que são de Nazaré do Piauí, tiveram acesso a consulta e, na segunda (11), foram submetidos às cirurgias. Os pais, emocionados, comemoravam a conquista da visão dos filhos. “Até mesmo na escola, o Fernando tinha dificuldade. Chorava muito, não queria ir pra escola, porque não enxergava. Há muito tempo que a gente esperava por isso. É uma bênção saber que meus filhos poderão enxergar”, declarou a mãe, Mara Soares e Silva.

Por onde passa, o Programa vai colecionando histórias de superação. Como a do marceneiro de Guadalupe, seu Manoel Freitas, de 80 anos. “Quando eu vim pra cá, eu pensava que iam marcar a cirurgia e hoje já estou enxergando. Antes, eu fazia meus serviços e dizia pros meus clientes, ‘se não ficar bom, pode devolver’. Agora sei que vou fazer tudo certinho, porque estou enxergando. Minha mulher não vai nem acreditar”, diz, o sorridente Manoel.

O deputado federal Assis Carvalho (PT) que acompanhou o Programa e o formato da ação itinerante oftalmológica em outros estados, comemora o sucesso da ação. “Projeto integrado, que conta com muitos parceiros e que traz a alegria de ver de novo, poder ver os netos, parentes e amigos que antes não se enxergava mais. Para nós, a grande obra é isso, cuidar das pessoas”, destaca o parlamentar.

O deputado estadual Joel Rodrigues (PTB), o prefeito de Floriano, Gilberto Junior, além de prefeitos e vereadores da região também visitaram o Programa Olhar Bem, que continua os atendimentos até a próxima sexta-feira (15).



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)