Piaui em Pauta

-
-
OMS diz que gostaria de contin

OMS diz que gostaria de continuar colaborando com os Estados Unidos.

Publicada em 01 de Junho de 2020 �s 14h44


O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou nesta segunda-feira (1º) que a entidade gostaria de continuar colaborando com os Estados Unidos. O presidente americano, Donald Trump, anunciou saída do país da organização na sexta-feira (29).

» Siga-nos no Twitter

"Há muito que o mundo se beneficia do engajamento forte e colaborativo com o governo e o povo dos Estados Unidos", declarou Tedros.

"A contribuição e generosidade dos Estados Unidos para a saúde global ao longo de muitas décadas tem sido imensa e fez uma grande diferença na saúde pública em todo o mundo. É desejo da OMS que essa colaboração continue", afirmou o diretor-geral.
A decisão de Trump de sair da OMS foi criticada por líderes mundiais, que a chamaram de "sério revés para a saúde mundial".

O presidente americano já havia suspendido, temporariamente, o financiamento dos EUA à entidade. Ao romper relações, Trump declarou que não havia "transparência" na organização e acusou a China de dar "direcionamentos errados" à entidade.

No mês passado, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, chegou a ser questionado por um repórter americano se permaneceria no cargo, porque, segundo o jornalista, uma das condições desejadas por parlamentares dos EUA para restabelecer o financiamento seria justamente um pedido de demissão dele.


Tedros respondeu que continuaria a trabalhar "dia e noite" no cargo.

Os Estados Unidos são o país com mais mortes pela Covid-19 no mundo: quase 105 mil na tarde desta segunda (1º), segundo monitoramento da universidade americana Johns Hopkins.

No Brasil, esse número se aproxima de 30 mil, segundo levantamento feito pelo G1 junto às secretarias estaduais de Saúde.

Países com mais mortes por Covid-19 - 1º de junho

PAÍS MORTES
Estados Unidos 104.484
Reino Unido 38.571
Itália 33.475
Brasil 29.416
França 28.805
Espanha 27.127
Tags: Diretor-geral da OMS - OMS

Fonte: GLOBO �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA