Piaui em Pauta

-
-
PF:Superfaturamento na Sesapi

Operação Gangrena desarticular desvio de recursos públicos do SUS.

Publicada em 21 de Novembro de 2012 �s 11h06


Em nota, a Polícia Federal informa que o desvio chega a R$ 7 milhões em proveito de quatro empresas, com uso de notas frias, envolvendo agentes públicos vinculados a Central de Controles de Licitações e Secretaria de Saúde do Estado do Piauí na época do fato.

» Siga-nos no Twitter

Estão sendo cumpridos 30 mandados de busca e apreensão, 18 conduções coercitivas para interrogatório, 23 medidas cautelares diversas da prisão (suspensão da função pública (05), suspensão da atividade econômica (11), proibição de deixar o país (07)); bloqueio de contas bancárias e arresto de bens.


Atualizada às 09h


Uma viatura da Polícia Federal está estacionada em frente ao escritório do advogado Alexandre Nogueira, localizado no bairro Jóquei Clube, zona leste de Teresina.


Segundo o vigilante da Praça dos Skatistas, que prefere não se identificar, os policiais estão no local há pelo menos duas horas.

Atualizada às 08h46


Por volta das 6h, cinco policiais federais teriam dado cumprimento a um mandado de busca na casa de Mario Dias, filho do superintendente do Dnit, Sebastião Ribeiro. A casa fica localizada na rua Miguel Arcoverde, Bairro dos Noivos, zona leste.


Foram levadas pastas, computadores e documentos. Os policiais passaram cerca de uma hora no local.

A Polícia Federal do Piauí deflagrou nas primeiras horas da manhã de hoje (21) a Operação Gangrena, que investiga a venda superfaturada e irregular de medicamentos pela Secretaria de Saúde do Estado.


A Justiça bloqueou os bens de alguns servidores da Sesapi envolvidos no esquema.


A PF cumpre mandados de prisão e condução coercitiva em Teresina, Parnaíba e Recife.


Veja nota oficial da PF


"A Operação Gangrena visa desarticular quadrilha especializada em desvio de recursos públicos do SUS, descentralizados para Secretaria de Saúde do Estado do Piauí - SESAPI. A investigação revela a ação 04 (quatro) empresas fornecedoras de medicamentos para Secretaria de Saúde do Piauí - SESAPI, as quais ilicitamente burlaram a licitação empreendida através Pregão nº 096/2009, comprometendo a competitividade à medida que, a compra de medicamentos se deu por menor preço por lote ao invés de menor preço por item, excluindo assim os laboratórios fabricantes dos medicamentos. Estas empresas agiram no sentido de superestimar as necessidades dos hospitais; não entregaram os medicamentos adquiridos, o que se facilmente se depreende pelos indicativos de uso de notas ficais frias e falta de controles rígidos no almoxarifado central da SESAPI.


A lucratividade está representada nos quase sete milhões desviados em proveito do grupo investigado, através de atos de corrupção, envolvendo agentes públicos vinculados a Central de Controles de Licitações - CCEL (SEAD) e Secretaria de Saúde do Estado do Piauí – SESAPI na época do fato. Os membros da organização criminosa detêm grande poder de autonomia e representação dentro das específicas áreas de atuação.


A investigação conta com a participação de auditores da Controladoria-Geral da União – CGU. Estão sendo cumpridos 30 mandados de busca e apreensão, 18 conduções coercitiva para interrogatório, 23 Medidas cautelares diversas da prisão (suspensão da função pública (05), suspensão da atividade econômica (11), proibição de deixar o país (07)); bloqueio de contas bancárias e arresto de bens.


Os crimes em apuração são de formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, além de outros que possam ser caracterizados no decorrer da investigação.


Teresina, 21 de novembro de 2012."
Tags: PolíciaFederal - SASAPI.

Fonte: cidade verde �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA