Piaui em Pauta

-
-
Operação Ibi Clausus: MP ofere

Operação Ibi Clausus: MP oferece denúncia contra ex-prefeitos do Piauí por desvios de recursos.

Publicada em 22 de Junho de 2021 �s 09h26


O Ministério Público do Piauí (MP-PI) ofereceu nesta segunda-feira (21) denúncias contra Raislan Farias dos Santos e Walter Ribeiro Alencar, ex-prefeitos das cidades de Passagem Franca e Agricolândia, respectivamente. O órgão acusou os ex-gestores de chefiar um esquema criminoso responsável pela criação de empresas fictícias para vencer licitações fraudadas e desviar recursos públicos por meio de subcontratações. As defesas de Raislan e Walter não foram encontradas para comentar sobre o caso.

» Siga-nos no Twitter

A denúncia foi feita após o MP, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), concluir as investigações acerca da organização criminosa, que iniciou com a Operação Ibi Clausus, em outubro de 2020, com o objetivo de apurar os crimes de desvio de recursos públicos, organização criminosa, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

Segundo o órgão, a organização era constituída também por servidores municipais e pessoas que montaram empresas fantasmas, assinando contratos com o município de Passagem Franca. As investigações revelaram que muitas dessas instituições eram integradas por familiares ou pessoas próximas dos ex-prefeitos.

O Ministério Público estima que foram gerados de prejuízos para os cofres públicos R$ 6.261.265,90.

Prisão em flagrante

Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão na Operação Ibis Clausus, Walter Ribeiro Alencar (Progressistas), que na época era prefeito de Agricolândia, e sua esposa, Kelly Alencar (PTB), foram presos e autuados em flagrante suspeitos de crime eleitoral. O casal foi encontrado com uma lista de eleitores e R$ 80 mil em dinheiro.

Além disso, na casa dele foi encontrada um revólver, o que configurou o crime de posse ilegal de arma de fogo.

Na época, Walter e Kelly Alencar foram liberados após pagarem fiança na delegacia de Água Branca.
Tags: Operação Ibi Clausus - Operação Ibi Clausus

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA