Operação deflagrada por agentes do 8° Distrito Policial, do Dirceu, no início da tarde desta terça-feira (03), na zona Sudeste de Teresina, terminou com a apreensão de 14 máquinas caça-níqueis. Os equipamentos estavam em três locais diferentes naquela região e foram todos levados para a sede da Delegacia. Os proprietários dos estabelecimentos foram detidos para esclarecimentos.
As máquinas estavam divididas em posto de combustível, comércio e no mercado público do bairro Dirceu Arcoverde II, todos situados na zona Sudeste da capital. A operação foi comandada pelo delegado Jefferson Kalume, titular do 8° DP. “Recebemos denúncias de que as máquinas estariam funcionando nesses locais e fomos até lá e comprovamos”, disse.
Adultos e até mesmo menores de idade estariam utilizando as máquinas. De acordo com a polícia, as máquinas foram abertas e foram recolhidos mais de R$ 4 mil, em dinheiro, possivelmente de apostas das pessoas. Os donos dos estabelecimentos onde foram encontradas as máquinas caça-níqueis foram até o distrito, onde prestaram depoimento e foram liberados.
“Como se trata apenas de uma contravenção penal, os responsáveis não ficam presos em flagrante”, apontou o delegado Kalkume, que informou que as ações contra essa prática serão intensificadas na região do Grande Dirceu. Ano passado, a polícia aprendeu mais de 300 máquinas caça-níqueis somente em Teresina.
Desde 2004, quando foram proibidos os bingos no país, através de decreto presidencial, também foi proibido o uso de caça-níqueis, principalmente em estabelecimentos comerciais.