Piaui em Pauta

-
-
Operação Petróleo Real: fiscal

Operação Petróleo Real: fiscalização interdita seis postos de combustíveis no litoral do Piauí.

Publicada em 31 de Julho de 2023 �s 14h53


 O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e o Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) interditaram, em nova fiscalização, seis postos de combustíveis no Litoral do Piauí, por irregularidades. A 14ª fase da Operação Petróleo Real aconteceu entre os dias 17 a 21 de julho.

» Siga-nos no Twitter

Segundo os órgãos de fiscalização, os postos interditados entregavam aos consumidores uma quantidade de combustível menor do que a indicada na bomba (prática conhecida como medida baixa). Os estabelecimentos estão localizados em Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande.

"O consumidor tem o direito de, quando chegar no posto, exigir a medida de volume, que é um recipiente de 20 litros que testa se realmente saiu da bomba os 20 litros", destacou a diretora-geral do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), Patrícia Leal, sobre a prática de medida baixa.

De acordo com o chefe de fiscalização do Procon, Arimatéa Area Leão, 58 postos foram fiscalizados, ao todo. Além dos seis postos interditados, outros oito apresentaram irregularidades, como:

Combustíveis fora das especificidades na Agência Nacional de Petróleo (ANP);
Divergência entre o volume entregue e o total a pagar;
Vazamento no bloco medidor;
Medida alta contra o proprietário;
Divergência de bloco;
Dígito danificado;
Medida de volume com visor danificado.
Durante a operação, um laboratório móvel foi utilizado para realização de testes de qualidade, após análises em campo. "Nessa operação, foi constatado o etanol anidro acima do permitido, que é 27%. Chegamos a encontrar de 29 a 31%", contou.

Tags: Operação Petróleo - Interdita postos

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)