Piaui em Pauta

-
-
Em Curral Novo, Caldeirão Grande, Simões, Marcolândia, Padre Marcos e Betânia, o

Oportunidades de negócios no setor eólico serão apresentadas ao Piauí

Publicada em 18 de Março de 2014 �s 14h15


O Piauí é referência nacional em energia eólica, com capacidade instalada em 3GW, somente na Chapada do Araripe. Esta é a previsão de empresas do setor que, na próxima segunda-feira (24), fará uma exposição dos investimentos previstos do segmento no Estado e as oportunidades de negócios relacionados. Somente nos municípios de Curral Novo, Caldeirão Grande, Simões, Marcolândia, Padre Marcos e Betânia, os investimentos diretos ultrapassarão os R$5,2 bilhões até 2015.

Para os setores indiretos, as oportunidades são variadas, como afirma o governador Wilson Martins, que fará a abertura do encontro. "São oportunidades para diversos segmentos e empresas de todos os tamanhos", observa Wilson. Durante a instalação, a Casa dos Ventos vai gerar 3.000 empregos, o que por sí só já garante demandas como moradia, hotéis, restaurantes, padarias e oficinas. "O investimento em energia eólica traz oportunidades concretas e imediatas para os piauienses", ressalta o governador.

Com mais de 3.000 postos de trabalhos a ser gerados somente naquela região, ao longo da implantação dos parques eólicos, e o arrendamento de terras de aproximadamente 1.500 proprietários rurais, o projeto Ventos do Araripe movimentará ainda uma extensa cadeia produtiva, confirma o diretor executivo da Casa dos Ventos, Clésio Eloy. “Haverá um forte incremento na atividade econômica regional, principalmente nas áreas de transporte, hotelaria, alimentação, saúde e turismo, com geração indireta estimada em 6.000 postos de trabalho”, afirma.

O aproveitamento da mão de obra local, inclusive com a promoção de cursos de formação e outras ações de cunho socioambiental, também é previsto quando da instalação dos parques. Somente aí, são estimados R$20 milhões em investimentos.

“Como se observa, a instalação dos parques eólicos movimentará toda a região, num verdadeiro tsunami econômico, contemplando o Semiárido, com emprego direto e indireto, melhoria na renda e na qualidade de vida de aproximadamente 40 mil habitantes desses seis municípios”, explica o secretário de Estado do Planejamento, Cezar Fortes.

Casa dos Ventos, General Eletric, Alstom, Gamesa, Enercom, Cortez Engenharia e Altom Wind farão a apresentação do projeto Ventos do Araripe, em evento a ser realizado no próximo dia 24, a partir das 8h30, no Metropolitan Hotel.

Programação 8h30 - Abertura, com a presença do governador Wilson Martins 8h50 - Palestra de Mário Araripe, presidente da Casa dos Ventos 9h - Apresentação do Projeto Ventos do Araripe, por Clécio Eloy, diretor executivo da Casa dos Ventos 9h25 - Apresentação das oportunidades de negócios · Grupo Aerogeradores: GE, Alstom, Gamesa e Enercom · Grupo Obras civis e elétricas - Cortez Engenharia, Altom Wind e Sucesso 11h - Intervalo 11h20 - Rodada de conversas - mesas-redondas 12h15 - Encerramento



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI