Piaui em Pauta

-
-
Pacientes denunciam falta

Pacientes denunciam falta de medicamentos em unidades do CAPS.

Publicada em 07 de Agosto de 2018 �s 07h50


Pacientes denunciam a falta de medicamentos em unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Teresina. De acordo com a denúncia, a medicação fornecida pela Prefeitura de Teresina através do CAPS está em falta há cerca de cinco meses, trazendo transtornos para quem depende dos remédios para viver.

» Siga-nos no Twitter

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) afirmou que já providenciou a compra e que assim que receber fará a distribuições nas unidades do Caps na capital.

“Já estou há algum tempo sem tomar remédio. De vez em quando eu tenho minhas crises e vou para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), lá eles me dão a medicação e eu durmo. Às vezes, tenho que ir para o Hospital Areolino de Abreu e passar um tempo lá para me curar”, relatou um paciente que precisa de medicação para controlar a depressão e surtos psicóticos.

Segundo o psiquiatra Vicente Gomes, a falta de medicamentos em casos de depressão pode piorar o quadro dos pacientes. “A pessoa que faz uso de algum tipo de psicofármaco, um antidepressivo, que deixa de usar a medicação, ela pode ter uma descompensação do seu quadro e o retorno do sintomas, isso prejudicar muito a qualidade de vida dessa pessoa", explicou.

O médico explicou que a depressão é uma doença que pode ocorrer de forma recorrente ou crônica. “O risco de recorrência após o primeiro episódio é de cerca de 50%, de 70% após o segundo episódio e de 90% após o terceiro episódio. Isso tem relação direta com o tratamento bem sucedido”, disse Vicente Gomes.

Um funcionário de uma das unidades dos CAPS, que preferiu não ser identificado, confirmou a falta de medicamentos. Segundo ele, 13 remédios não estão disponíveis. "Paciente entra em crise, vai para o Hospital Areolino Abreu, a gente fica com aperto no coração, porque ele poderia viver a vida normal dele tomando a medicação", lamentou.

A FMS explicou que a demora para reabastecer os medicamentos acontece porque o município tem que cumprir o prazo das licitações. Conforme a fundação, o prazo é de 15 dias para chegada dos remédios nas unidades do CAPS.

TERESINA
Tags: Pacientes denunciam - CAPS

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI