Piaui em Pauta

-
-
A iniciativa contemplará as cooperativas do programa Pró-Catador, que irão gerar

Parceria busca inclusão de catadores por meio da reciclagem do óleo residual

Publicada em 26 de Novembro de 2015 �s 11h37


  												Gestores discutem a inclusão de catadores de materiais recicláveis.						 (Foto:Ascom Setre)					Gestores discutem a inclusão de catadores de materiais recicláveis. (Foto:Ascom Setre)

Discutir uma possível parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) e a Companhia de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) para beneficiar os catadores de resíduos sólidos. Esse foi o objetivo do encontro entre os gestores dos dois órgãos, Gessivaldo Isaías e Raimundo Trigo, que se reuniram ainda com o conselheiro Estadual do Emprego, Kassyus Lages. O propósito é incluir, social e profissionalmente, esse público por meio do trabalho com o óleo residual.

Se concretizada, a iniciativa contemplará as cooperativas do programa Pró-Catador, executado pela Setre. “Aquele óleo gerado nas residências, indústrias e restaurantes, que é jogado na rede de esgotos, passaria a ser coletado e repassado às cooperativas para que elas trabalhem a partir da reciclagem do produto, produzindo resina para tintas, sabão, detergente, dentre outros. As possibilidades são muitas”, explica o presidente da Agespisa, Raimundo Trigo.

Na oportunidade, o secretário Gessivaldo Isaías fez uma explanação do andamento do Pró-Catador no Piauí e destacou a importância do programa para a superação da extrema pobreza no estado, um ponto primordial do governo Wellington Dias. “A qualificação é a forma mais viável para a melhoria de vida desse público-alvo, que são os catadores. No nosso estado, cerca de 300 empreendimentos econômicos solidários serão gerados e um total de 15 mil pessoas serão beneficiadas”, ressalta o gestor.

A parceria nasce com a finalidade de incorporar uma renda aos catadores de resíduos sólidos, retirando-os das condições insalubres em que hoje se encontram ao trabalhar nos lixões a céu aberto e de fazer valer a lei dos resíduos sólidos, que determina a inclusão dos catadores na coleta seletiva. Tal ação também será de grande benefício para o meio ambiente, que sofre com o despejo incorreto do óleo residual.

Pró-Catador

O projeto Pró-Catador visa à extinção dos depósitos de lixo a céu aberto, além da implantação e incentivo de cooperativas que trabalham com a reciclagem de materiais. Por meio do mapeamento de catadores nos municípios, é feito um diagnóstico de atuação desses grupos e elaboradas políticas públicas que possam contribuir com o seu desenvolvimento e consequente crescimento econômico/social.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI