Publicada em 18 de Dezembro de 2015 �s 16h51
Para celebrar a chegada do Plano Nacional de Formação de Professores da Rede Básica (Parfor/Uespi) no município de Castelo do Piauí, foi realizada uma aula inaugural na noite da última quinta-feira (17), em um buffet da cidade. Estiveram presentes a coordenadora adjunta do Parfor/Uespi, Elizabeth Mary Baptista, a professora Dalva Stella Ferreira Dantas, que ministrou a aula; a secretária municipal de educação, Maria do Amparo Martins, representando o prefeito José Maia; o coordenador local do Plano, professor Fábio de Deus, além de outros docentes, alunos e representantes políticos.
“É uma honra muito grande abrir nossas portas para o curso de Geografia do Parfor/Uespi e saber que beneficiará alunos de Castelo e de municípios vizinhos. É muito importante estarmos dando mais esse passo na educação e um passo de qualidade”, declarou Maria do Amparo Martins.
Para a professora Elizabeth Baptista, “essa é uma grande oportunidade para os professores da rede básica do município valorizarem suas carreiras, além de contribuírem para um melhoramento na qualidade da educação. O Parfor chega em Castelo do Piauí para somar”.
Natanael Fernandes bem sabe disso. Recém-graduado em Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil, o professor da rede básica há três anos aproveitou a oportunidade e matriculou-se no curso de Geografia. “A cidade ainda é carente de professores formados. A formação pelo Parfor, por ser de qualidade, trará melhorias para nossas práticas pedagógicas e metodológicas”, disse, empolgado.
Um grupo de balé e um grupo de dança de rua também foram atrações da noite. No final, um coquetel foi servido para os presentes.
Cinquenta e nove alunos estão matriculados no curso de graduação em Geografia pelo Parfor na cidade. No total, 29 municípios e quase quatro mil alunos são beneficiados pelo programa em todo o estado.
O Parfor/Uespi é um programa do Governo Federal, mantido pelo Ministério da Educação e gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em Castelo do Piauí, o programa será articulado pela Uespi. As aulas serão ministradas na Unidade Escolar Professora Osmarina Vieira de Sousa Moreira.