Piaui em Pauta

-
-
A solenidade contou com tradicional desfile cívico militar e missa em ação de gr

Parnaíba inicia as comemorações do Dia do Piauí neste 19 de Outubro

Publicada em 19 de Outubro de 2014 �s 09h39


  												Aniversário do Piauí em Parnaíba						 (Foto:Paulo Barros)					Aniversário do Piauí em Parnaíba (Foto:Paulo Barros)

A abertura das comemorações pelo 192º Aniversário de Adesão do Piauí à independência do Brasil teve início na manhã deste domingo, 19 de outubro, na cidade de Parnaíba. A solenidade contou com o tradicional desfile cívico militar e missa em ação de graças, celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.

Na Praça da Graça, o Secretário de Governo, Freitas Neto, que na oportunidade representou o governador Zé Filho, recebeu honras militares e depositou uma coroa de flores ao túmulo de Simplício Dias, líder piauiense que participou do processo de independência da província portuguesa. Em seguida, o secretário fez o hasteamento da bandeira e assistiu ao desfile cívico militar de Parnaíba.

“Foi aqui na cidade de Parnaíba, no dia 19 de outubro de 1922, que os piauienses aderiram à independência do Brasil, esse ato foi fundamental para integração nacional, o que ajudou na unificação dos estados brasileiros. Esse é um dos momentos mais importantes para história do nosso Estado e participar das homenagens aos heróis do Piauí é uma grande honra”, declarou Freitas Neto.

Ainda em comemoração ao Dia do Piauí, será realizada em Teresina, uma missa em ação de graça na Catedral de Nossa Senhora das Dores, às 18h, na Praça Saraiva.

Sobre o Dia do Piauí

O dia 19 de Outubro foi instituído como Dia do Piauí por meio de projeto de lei de autoria do então deputado estadual José Auto de Abreu e aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Esta é a data em que a Câmara da Vila de São João da Parnaíba proclamou sua emancipação em relação a Portugal, aderindo à Independência do Brasil.

O grito libertário dos parnaibanos foi liderado pelo presidente da Câmara, João Cândido de Deus e Silva, pelo fazendeiro Simplício Dias da Silva, pelos capitães Domingos Dias da Silva e Bernardo de Freitas Caldas e pelo tenente Joaquim Timóteo de Brito.

 



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA