Piaui em Pauta

-
-
A finalidade do evento é discutir e articular políticas públicas voltadas para o

Parnaíba sedia Fórum de Tecnologia do Piauí

Publicada em 21 de Setembro de 2015 �s 13h08


Tudo pronto para a realização do 1º Fórum de Tecnologia, Inovação e Ciências do Piauí (Fortic’s), nos dias 24, 25 e 26, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba. O evento vai contar com a presença do governador Wellington Dias, do ministro de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, e do ex-ministro Reis Velloso. O Fórum tem a finalidade de discutir e articular políticas públicas voltadas para o setor que garantam a criação do pólo tecnológico a fim de alavancar o desenvolvimento do estado. O credenciamento começa na próxima quinta-feira (24), de 16 às 18h. Nos dois dias seguintes, os participantes vão debater as potencialidades do Piauí em Tecnologia da Informação; o marco regulatório; as responsabilidades dos Poderes Executivo e Legislativo; apresentação de experiências de sucesso, como é o caso do Porto Digital implantado em Recife-PE; e viabilidade de arranjos produtivos na área. Além disso, está marcada a inauguração da primeira Escola Robótica do estado.

A palestra de abertura será proferida pelo ministro Reis Velloso, que vai chamar a atenção de todos os presentes para o cenário atual que coloca a tecnologia da informação como solução estratégica para o fortalecimento, desenvolvimento e equilíbrio financeiro do País.

Haverá ainda uma visita ao Pólo Tecnológico de Parnaíba para comprovar o potencial e o retorno rápido que a TI propicia, já que apenas com quatro meses de existência, o Delta TIC’s se tornou um modelo para o nosso estado de Pólo de Desenvolvimento Tecnológico.

A programação na tarde do primeiro dia é destinada a uma apresentação dos cases de sucesso em TI no Piauí, por meio de cinco entidades que hoje permeiam o estado, envolvendo empresários, academias e comunidade no desenvolvimento e produção de resultados da área, são elas: Instituto Delta, Lagoas de Digitais e Instituto Interage, todas de Teresina; e o instituto Multicom, de Picos, e o Instituto Delta TIC’s, de Parnaíba.

Cada uma das entidades compartilhará de tempo para demonstrarem seus cases, trocarem experiências e sensibilizarem os participantes para os produtos que já têm êxito no mercado. Ao final do dia, uma programação cultural acompanhará as muitas conversas, troca de conhecimentos e rodadas de negócios no estilo de TI entretenimento.

No segundo dia de programação, o Fortic’s vai contar com a palestra de Claudio Marinho, do Porto de Digital de Recife-PE. O objetivo é contribuir com sua vasta experiência, demonstrando aos participantes resultados concretos e o quanto investir em tecnologia mudou o aspecto do equilíbrio financeiro da capital pernambucana.

Depois terá mesa redonda sobre o Marco Regulatório com o propósito de sensibilizar e debater com os agentes do poder público, os rumos que devem ser trilhados e mostrar a eles, os problemas que precisam ser resolvidos para dar fluxo ao avanço tecnológico que o Piauí necessita, ancorados na mudança da legislação local e na gestão política necessária para estruturar e dar condições a esse fluxo.

Na parte da tarde, será feita visita a uma zona de interação popular empreendedora, convidando empresários, investidores, estudantes e populares para um contato com a Tecnologia da Informação. Nesta zona, ocorrerá a demonstração de produtos oferecidos pelas empresas de TI do Piauí por meio de estande e ações sociais com foco em tecnologia, atividades de incentivo aos estudantes, manifestação de robótica e rodada de negócios.

No final do dia 26, está prevista uma solenidade de encerramento com os encaminhamentos do evento e criação de um comitê técnico e outro de gestor, que terão a responsabilidade de dar continuidade as ações necessárias para a criação do Pólo de Tecnologia do Estado – Pólo Destec. A noite terá programação cultural.

Para o secretário da Administração e Previdência, Franzé Silva, o estado está evoluindo em tecnologia. Ele destacou que o Fortic’s possui parcerias importantes que apostam nessa ideia, como Seadprev, Fapepi, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Sebrae, UFPI e outros.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)