Piaui em Pauta

-
-
PF cumpre mandados em operação

PF cumpre mandados em operação que investiga desvio de recursos federais destinados à educação no PI

Publicada em 01 de Fevereiro de 2024 �s 13h51


 A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (1º), 13 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens de alto valor durante a Operação Monopolium, que visa combater o desvio de recursos públicos federais destinados às secretarias municipais de educação de Barras, São Miguel do Tapuio e Campo Maior.

» Siga-nos no Twitter

A operação mobilizou 45 policiais federais, com o apoio de auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), para o cumprimento de mandados em endereços vinculados aos investigados, como residências e empresas, nos três municípios e em Teresina. As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

Segundo a PF, a investigação iniciou a partir dos resultados de uma fiscalização do TCE, que constatou indícios de fraude e direcionamento na contratação da empresa investigada por parte das secretarias das cidades citadas. Os agentes também identificaram pagamentos de vantagens indevidas e corrupção de agentes públicos e políticos.

Nas buscas desta quinta, a Polícia Federal apreendeu celulares, computadores, documentos, quantias em dinheiro, armas, munições e automóveis. O órgão afirmou que as apreensões servirão para ressarcir o erário público dos prejuízos causados pelos crimes.

“O objetivo da ação é interromper a prática criminosa, coletar provas para reforçar a tese investigativa e identificar outros servidores públicos ou particulares envolvidos no esquema, bem como recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados da educação”, informou a PF em nota.

Os investigados no inquérito podem responder por crimes licitatórios, crimes contra a Administração Pública, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Tags: PF cumpre mandados - PF cumpre mandados

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI