Piaui em Pauta

-
-
PGE afirma que argumentos sobr

PGE afirma que argumentos sobre litígio com o CE favorecem o PI e destaca importância da perícia.

Publicada em 08 de Maio de 2023 �s 16h00


Em solenidade de comemoração dos 50 anos da Procuradoria Geral do Estado, o procurador Pierot Jr, afirmou que o litígio entre os estados do Piauí e Ceará ainda está em fase de avaliação pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

» Siga-nos no Twitter

Ele citou que a perícia está sendo realizada pelo Exército Brasileiro e afirmou que o Piauí está confiante nos argumentos. O mestre e geógrafo Eric de Melo afirmou, após extensa pesquisa e conclusão de tese de mestrado sobre o assunto, que o Piauí sempre teve direito ao território e o Ceará permanece avançando sobre terras piauienses.

“No ponto de vista técnico, as perícias nos favorecem nas questões dos marcos e mapas anteriores. Isso são pontos positivos para o Piauí”, disse.
O procurador disse ainda que a perícia está sendo feita in loco nas divisas dos Estados e tendo como referência os marcos históricos que existem nos locais, marcos naturais, além das cartas cartográficas e dos mapas de cada localidade.

Pierot pontuou que a Procuradoria está acompanhado o processo no ponto de vista técnico e demonstrou confiança no resultado.

"A perícia do exército é realizada por profissionais competentes e imparciais. Estamos confiantes e buscando que essa resolução aconteça da melhor forma possível, de forma rápida e que contemple os anseios do estado do Piauí”, finalizou.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), apresentou um tom brando ao falar sobre o litígio que envolve os dois estados. Ele pontuou que aguardará o resultado da perícia para analisar um acordo.

“O litígio vem antes dos governadores Rafael e Elmano. Eu acho que com a mediação do STF chegaremos a um bom entendimento, assim como já aconteceu em outro litígio do Piauí com a Bahia e do Piauí com Tocantins. Sei que é uma preocupação de vários municípios cearenses e também piauienses, mas a gente vai ter a sabedoria suficiente, tanto eu quanto o governador Elmano de Freitas e o Supremo Tribunal Federal o mais rapidamente possível, para gerar segurança jurídica para todo mundo. Ainda está no processo de perícia, então aguardaremos o resultado para podermos ter algum entendimento, algum acordo”, disse o governador do Piauí.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT) assinalou que a PGE teve um papel fundamental na vitória do Piauí quanto ao litígio com o Tocantins. Destacou ainda o trabalho que está sendo realizado pelo órgão.

"A procuradoria está fazendo um trabalho que, certamente, dará nova vitória ao Piauí no litígio com o Ceará. A PGE trabalha para o desenvolvimento do nosso Estado e pelos interesses do povo", disse.

50 anos da PGE

O pronunciamento do procurador-geral do Estado, Pierot Jr. foi dado em uma solenidade que comemorou os 50 anos da instituição. O evento aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na manhã desta segunda-feira (8).

O procurador afirmou que uma das principais metas atingida até hoje, foi a organização da gestão com relação a descentralização dos procuradores para as secretarias do estado.


“Pudemos dar uma maior orientação política aos gestores. Mais servidores foram contratados, a fim de otimizarmos os trabalhos”, destacou.

Na solenidade, governador Rafael Fonteles (PT) anunciou a construção de uma nova sede para procuradoria. Ele e demais gestores receberam medalhas de honra pelos serviços prestados ao órgão.

Histórico
A PGE-PI comemorou meio século de vida no dia 27 de fevereiro e foi criada pela Lei Delegada 91, de 1973, durante o primeiro mandato do governador Alberto Silva.

O órgão era conhecido como Departamento Jurídico do Estado. Em 1988, a carreira de procurador de Estado foi reconhecida pela Constituição como função essencial à Justiça e imprescindível ao funcionamento do Estado Democrático de Direito.
Tags: PGE afirma que - Em solenidade

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)