Piaui em Pauta

-
-
O Piauí fará o lançamento para mais de 60 especialistas, tanto do Brasil como do

PI apresenta protocolo de atendimento para casos de Febre do Nilo no país

Publicada em 22 de Março de 2015 �s 16h30


A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, juntamente com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, vai apresentar os procedimentos de atendimento médico-hospitalar a ser adotados para os casos suspeitos da Febre do Nilo Ocidental. A apresentação será feita durante o “I Seminário e Workshop sobre o vírus do Nilo Ocidental no Brasil”, a ser realizado nos dias 23 a 25 de março, em Brasília. Por ter sido o primeiro caso registrado no país, o Piauí tornou-se referência nacional, daí a adoção de um protocolo de atendimento aos casos suspeitos.

De acordo com o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Hérlon Guimarães, o Piauí fará o lançamento para mais de 60 especialistas, tanto do Brasil como do exterior, que poderão adequar este protocolo, conforme a localidade. “No Mato Grosso, há um caso suspeito, não confirmado, mas que continua sob investigação. Esse protocolo serve de referência para aquele estado”, explica Guimarães, um dos palestrantes juntamente com o médico infectologista, Marcelo Adriano, que também atua na Unidade de Respostas Rápidas de Epidemiologia da FMS. 

O evento é promovido pelo Ministério da Saúde e foi planejado por conta da doença ter sido confirmada no país. O evento pretende discutir que medidas os estados e municípios devem adotar, caso ocorram outros casos suspeitos e/ou confirmados do vírus da Febre do Nilo.

O Brasil teve um único caso confirmado, no município de Aroeira do Itaim(PI), a 340km ao sul de Teresina. A confirmação ocorreu em outubro de 2014. Uma ampla investigação de campo foi realizada no sentido de identificar possíveis casos suspeitos, o que não se confirmaram. Segundo Guimarães, o Estado está vigilante e o segundo caso suspeito não foi confirmado, mas continua sob investigação, conforme indica o protocolo.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI