Piaui em Pauta

-
-
PI tem índice recorde de cober

PI tem índice recorde de cobertura contra aftosa e poderá exportar gado.

Publicada em 26 de Março de 2014 �s 23h20


 Livre da aftosa, o gado piauiense poderá ser comercializado para o exterior a partir do mês de maio. Neste ano, o índice de vacinação contra a doença atingiu 98,75% do rebanho, totalizando 1.656,487 animais vacinados. O evento de certificação para o comércio do rebanho e a certificação internacional será em Paris, de 27 a 30 de maio.

» Siga-nos no Twitter

O percentual é o maior desde 2003, quando a aplicação foi iniciada no Piauí. Em 2013, o índice foi de 97%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26) pelo diretor-geral da Agência Agropecuária do Piauí (Adapi), José Antônio Filho, por meio do relatório da campanha de vacinação, que já foi encaminhado ao Ministério da Agricultura e Pecuária e a Organização de Saúde Animal.

José Antônio Filho comentou que o relatório foi elaborado com base na primeira etapa de vacinação. No estado, 79 municípios conseguiram vacinar 100% do rebanho; apenas os municípios de São Francisco de Assis do Piauí (87,53%) e Santo Antônio de Lisboa (86,21%) tiveram a cobertura vacinal abaixo de 90%.

“A vacinação continua. A gente tem que trabalhar para não deixar cair e manter acima de 90%. o Piauí passou seis anos comercializando apenas dentro do estado. Em 2009 equiparou ao Nordeste e, em 2013, obteve reconhecimento nacional. A partir de maio poderá comercializar com mercado exterior”, comentou o presidente da Adapi.
Tags: PI tem índice record - Livre da aftosa

Fonte: G1 �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI