Você está navegando por: Notícias Piauí
Assine o nosso Feed de Piauí

Uespi de Teresina abre inscrições para curso de extensão em Gramática.

Publicada em 18 de Maio de 2018 às 09h40 Versão para impressão

Estão abertas as inscrições para o curso de Extensão “Gramática da Língua Portuguesa: Regras, Uso e Funcionalidades” da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O projeto, idealizado pelo Pró-reitor de Planejamento e Finanças da Uespi (Proplan), Raimundo Isídio e pelo Professor de Letras da Uespi, Marcos Paulo, abordará principalmente conteúdos de gramática, contribuição da análise do discurso e interpretação de texto. Poderão participar graduandos, professores do ensino básico e comunidade em geral.

» Siga-nos no Twitter

As aulas serão ministradas no campus Clóvis Moura, no bairro Dirceu Arcoverde, em Teresina, com início para o dia 26 de maio. Serão seis encontros aos sábados com uma carga horária total de 40h. A inscrição é gratuita, precisando somente o interessado comparecer ao Departamento de Ensino/CCM no Campus Clóvis Moura, com documentos pessoais, até o dia 25 de maio.

O projeto tem como foco discutir gramática normativa com enfoque nas discussões de aspectos gramaticais levando a análise do discurso. “É o primeiro projeto que estamos ministrando tratando de gramática, usos e funcionalidades. Além da gente discutir a gramática tradicional, vamos tratar também, no final do curso, questões de contribuições da análise do discurso na interpretação e compreensão dos textos”, destaca Raimundo Isídio, que também é coordenador do núcleo de pesquisa em Estudos de Linguagem, Tecnologia e Educação, com experiência na área de Letras e Linguística.

O pró-reitor ainda levanta questões sobre a importância do curso e das dificuldades enfrentadas por alunos no cotidiano diário. “A gente sente a dificuldade de escrita das pessoas em geral, dos alunos que vão se submeter a uma seleção do ENEM, concursos, técnicos da universidade, professores, toda essa dificuldade que nós acompanhamos, foi o grande motivo que fez com que a gente pensasse nesse curso”, pontua.

O professor de letras da Uespi, Marcos Paulo, conta sobre a finalidade do projeto para a construção de um novo olhar. “A gente se questiona muito sobre qual a finalidade dessa gramática tradicional nas escolas, esse curso visa proporcionar aos participantes um novo olhar para a língua portuguesa. Além de levantar questionamentos de como a língua se estrutura a uma contribuição social. Esse projeto sempre foi nosso sonho”, finaliza Marcos Paulo.

O curso tem data prevista para término no dia 7 de junho.
Fonte: globo  |  Edição: Claudete Miranda

Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Comentário

Comente

adsense
Publicidade PUBLICIDADE
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade OZONTEC
Publicidade FIEPI