Piaui em Pauta

-
-
Unidades Básicas de Saúde estã

Unidades Básicas de Saúde estão sem médicos no Sul do Piauí.

Publicada em 14 de Setembro de 2018 �s 12h07


Seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Floriano, município no Sul do Piauí, estão sem médicos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a ausência acontece devido à falta de profissionais que queiram assumir o cargo.

» Siga-nos no Twitter

A cobertura de atendimento conta com 20 médicos, que atuam em UBS da área urbana e rural da cidade. Para suprir a necessidade do município, é necessária a contratação de mais profissionais.

Um processo seletivo realizado em 2017 ofertou 11 vagas para médicos, mas somente 7 foram preenchidas. Segundo a secretária de Saúde de Floriano, Thaís Braglia, isso acontece devido às propostas que os profissionais recebem de outros municípios.

"E também para a gente acatar o que o Ministério Público colocou que é o ponto eletrônico. Isso afeta diretamente a carga horária do médico, que deve cumprir 40 horas semanais no posto de saúde, à disposição da população. Por isso nós tivemos algumas desistências", disse.

Outra razão para a dificuldade de preencher o quadro médico do município é o salário ofertado. Hoje, um médico da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Floriano recebe R$ 4100,00 para cumprir a carga horária de 40 horas semanais.

A secretaria abriu um novo edital, no dia 6 de setembro, ofertando 10 vagas para o cargo de médico e espera suprir a falta de profissionais e garantir atendimento em todas as UBS do município.

Tags: Unidades Básicas - Seis Unidades Básica

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)