Você está navegando por: Notícias Piauí
Assine o nosso Feed de Piauí

Zonas Sul e Sudeste recebem vacinação contra raiva neste sábado (10); veja lista de postos.

Publicada em 09 de Novembro de 2018 às 14h45 Versão para impressão

As Zonas Sul e Sudeste de Teresina recebem neste sábado (10) a vacinação contra a raiva para cães e gatos. No último sábado (3), foram vacinados animais nas Zonas Leste e Norte. Mais de 55 mil animais domésticos das zonas sul e sudeste precisam ser vacinados. Serão 129 postos imunizando cães e gatos entre as 8h e as 17h.

» Siga-nos no Twitter

Veja a lista de postos clicando aqui.
A abertura oficial da segunda etapa acontecerá a partir das 8h30 na Unidade Básica de Saúde do Monte Castelo. Esta segunda etapa da vacinação contra a raiva encerra a imunização na zona urbana. Nos dias 24 de novembro e 1° de dezembro acontece a vacinação na zona rural da capital. Ao fim da campanha, a expectativa é que mais de 140 mil cães e gatos sejam imunizados em todo o município.

Oriana Bezerra, veterinária chefe da Gerência de Zoonoses, pede que as pessoas levem seus animais para vacinar nos horários em que o calor esteja intenso, por volta de meio-dia, para evitar estresse nos cães e gatos.

“Existem muitos animais que não realizam nenhuma atividade física e que estão acima do peso, que se os donos os levarem caminhando ao meio-dia para se vacinar, ele pode ser prejudicado”, enfatiza.

Ela pede ainda que pessoas com capacidade de conter os animais levem os mesmos para a vacina. “Porque percebemos que muitas crianças levam os animais e elas não têm força para conter o animal na hora da vacina, além de idosos sem condição física para segurar um animal de médio e grande porte, por isso fazemos essa ressalva”, esclarece Oriana.

Na primeira etapa, realizada no último sábado (03), foram vacinados 60.264 animais, sendo 45329 cães e 14935 gatos. A meta para a região era de 63.393 animais, o que totaliza 95,6% de cobertura.

A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.


O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.
Fonte: globo  |  Edição: Da Redação

Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Comentário

Comente

adsense
Publicidade FIEPI
Publicidade PUBLICIDADE
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade OZONTEC
Publicidade FSA