Piaui em Pauta

-
-
Piauí atinge 73% de ocupação

Piauí atinge 73% de ocupação de UTI para Covid-19 e leitos particulares poderão ser alugados.

Publicada em 19 de Fevereiro de 2021 �s 23h55


A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta quinta-feira (18) que 73% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados. Teresina, por exemplo, só possui 38 leitos de UTI disponíveis, enquanto o interior apresenta 39. Os dados um quadro geral de leitos para tratamento de casos de Covid-19 nas redes pública e privada do estado.

» Siga-nos no Twitter

Os leitos, segundo a Sesapi, são aqueles destinados, exclusivamente, para o tratamento de pacientes com Covid-19. Além disso, dos 553 leitos clínicos no estado, 318 estão ocupados.


A secretaria informou, através de nota, que poderá fazer a contratação de leitos particulares, caso haja necessidade, como ocorreu em 2020. Segundo a Sesapi, embora a rede particular também esteja registrando aumento nas ocupações de leitos, os hospitais têm capacidade de montar mais leitos além dos que já existem. Leia a nota ao fim da reportagem.

Até quinta-feira (18), 83% dos leitos de UTI do setor privado estavam ocupados. Em todo o estado, houve um aumento de 10% no número de ocupação nas UTIs entre os dias 8 e 18 de fevereiro.

A Sesapi ressaltou que houve ampliação no número de leitos do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Natan Portela, Hospital da Polícia Militar (HPM) e Hospital Universitário (HU).

O Piauí possui 168.403 casos confirmados e 3.232 mortes por Covid-19, registradas em 208 municípios. A estimativa é que 164.616 pessoas recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Leia a íntegra da nota da Sesapi:

A Sesapi tem trabalhado de forma incansável para garantir o atendimento a todos os piauienses que necessitarem de uma UTI. O COE tem acompanhado par e passo toda a ocupação de leitos nos hospitais estaduais e sempre que há necessidade toma providências pontuais para ampliar o atendimento. Isso, já aconteceu em SRN, por exemplo.

Em Teresina, já foram ampliados leitos no HGV, Natan Portela, HPM e HU. Caso haja necessidade a Sesapi fará a contratação de leitos particulares, como aconteceu o ano passado.

Neste momento, em que os números voltaram a crescer em todo o mundo, até que evoluamos não cobertura vacinal da população, é importante que as pessoas façam também a sua parte. O Governo do Estado, através da Sesapi fez ampliação em toda a rede de atendimento, que vai desde o aumento da capacidade de testagem, pelo Lacen; compra de EPI’s, até a criação de leitos clínicos, estabilização e UTI. Mas, além da estruturação de atendimento, o distanciamento social e o cumprimento da etiqueta respiratória, são fundamentais para fazer frente ao crescimento dos casos de COVID-19. Para vencermos essa guerra temos que unir forças, poder público e sociedade, cada um fazendo a parte que lhe compete.

Tags: Piauí atinge 73% de - A Secretaria de Saúd

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)