Piaui em Pauta

-
-
Piauí colabora com a Agenda Na

Piauí colabora com a Agenda Nacional da Aprendizagem.

Publicada em 26 de Abril de 2019 �s 10h15


Secretários estaduais e municipais de Educação dos 26 Estados e do Distrito Federal fizeram o lançamento nacional da Agenda da Aprendizagem, nesta quinta-feira (25), em Salvador. O documento, construído pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Unime), elenca os pontos mais sensíveis para as redes estaduais e municipais no que se refere à oferta de Educação Básica pública e de qualidade e que serão encaminhados para o Ministério da Educação (MEC).

» Siga-nos no Twitter

O evento prossegue até sexta-feira (26), e conta com a participação do secretário de educação do Piauí, Ellen Gera Moura. A atividade também conta com a presença de representantes do MEC.

O secretário explica que esse encontro é mais uma ação para o fortalecimento da Agenda da Aprendizagem, fruto da parceria entre secretários estaduais e municipais de Educação. "A agenda é uma ferramenta norteadora para o trabalho dos educadores no próximo biênio e deve nortear as ações do MEC. Participamos aqui em regime colaborativo e esperamos que haja o mais rápido possível um consenso nacional em prol da educação", afirmou Ellen.

A agenda da Aprendizagem é formada pelos seguintes temas estratégicos: Financiamento; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em regime de colaboração; Ensino Médio; Gestão escolar; Avaliação; Formação de professores; e Inovação e tecnologia.

A presidente do Consed e secretária da Educação de Mato Grosso do Sul, Cecília Motta, destacou a importância da criação da Agenda da Aprendizagem no atual momento. "Esta é a primeira vez que o Consed e a Undime estão juntos para debater uma agenda. Estamos muitos felizes porque a escola pública brasileira está aqui, hoje, em uma agenda para que a gente possa dar o caminho para o Ministério da Educação do que a gente acredita, do que achamos importante, do que a gente pensa e sente que o MEC possa dar de aporte, tanto técnico como financeiro", pontuou.

O presidente da Undime, Aléssio Costa Lima, também falou sobre esta agenda comum defendia pelos estados e municípios. "Este encontro representa a materialidade de um grande esforço da Undime, juntamente com o Consed, no sentido de trabalhar de forma colaborativa. Já temos algumas ações desenvolvidas em colaboração com o Consed, sobretudo na elaboração da Base Nacional Comum Curricular, uma experiência muito forte que nos mostrou que, quando estamos juntos, os resultados são melhores. O fruto desta discussão sairá com a validação de quem está na ponta fazendo a Educação neste país", dissse.

O secretário da Educação Básica do MEC, Jânio Macedo, garantiu que o MEC, já na próxima semana, colocará a Agenda de Aprendizagem na pauta dos trabalhos. "São os secretários municipais e estaduais que conhecem a real situação da educação brasileira e poderão definir estratégias para melhorar a condição do estudante brasileiro. Só com esta união vamos conseguir que a educação brasileira melhore a médio e longo prazos", declarou.

Fonte: Consed
Autoria: Lívia Barradas

Tags: Piauí colabora com - Secretários estaduai

Fonte: Governo do Estado do Piauí �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA