Publicada em 21 de Fevereiro de 2013 �s 09h26
O secretário de Estado das Cidades, Merlong Solano, esteve em Campo Grande (MS), para conhecer o sistema de gestão do lixo adotado na cidade. O objetivo da viagem foi avaliar práticas e arranjos que possam futuramente ser adotados em municípios piauienses, em cumprimento ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
“Campo Grande apresenta um sistema de gestão e reciclagem que pode servir de exemplo para muitas cidades. Os lixões estão sendo extintos para dar lugar aos aterros sanitários. A capital já conta com uma considerável rede de reciclagem de papel, plástico, alumínio, cobre, derivados do petróleo e possui uma usina de compostagem orgânica, que à base de biotecnologia opera a decomposição do lixo orgânico e produz adubo de boa qualidade”, detectou Merlong.
De acordo com o secretário, o próximo passo é dialogar com o governador e prefeitos sobre o que pode ser feito no Estado. “Podemos tomar vários modelos como exemplo, mas é importante adequá-los à nossa realidade. Para isso a Secid deve procurar prefeitos para socializar informações e estudar as regiões de modo que o plano de resíduos sólidos seja implementado dentro dos prazos estabelecidos”, assegura.