Piaui em Pauta

-
-
Em todo o estado, três centrais estão em funcionamento nas cidades de Teresina,

Piauí é o estado com o maior número de Centrais de Libras

Publicada em 26 de Maio de 2014 �s 13h58


O Piauí é o estado da Federação com o maior número de Centrais de Interpretação de Libras (CILs). Em pouco mais de um mês de funcionamento, as três centrais já realizaram 85 atendimentos nas cidades onde estão instaladas, Parnaíba, Picos e Teresina.

As Centrais de Libras foram criadas para facilitar e viabilizar o acesso da pessoa com deficiência auditiva a serviços públicos, além de também ampliar sua interação com diferentes ouvintes. A secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Larissa Maia, afirmou que as causas trabalho e educação são prioridade do estado.

“Chegamos recentemente de Brasília, onde discutimos o funcionamento das centrais de libras e as políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência, a fim de ampliarmos nossa execução em todo o Piauí. Garantimos que o trabalho e a educação são nossas prioridades, e a maior resposta a isso são os números de centrais instaladas no estado, bem como, o grande número de atendimentos realizados em pouco tempo de instalação das CILs”, disse.

A secretária afirmou ainda que, através das centrais de libras, a pessoa com deficiência pode ter acesso às vagas de emprego e a todo atendimento médico, sendo acompanhado por um intérprete de libras.

“O atendimento é acessível, basta a pessoa ir até uma central e fazer seu cadastro, de imediato já são disponibilizados os encaminhamentos necessários. Estamos juntos pelo mesmo objetivo, promover a inclusão da pessoa com deficiência”, afirmou.

Em Teresina, a central fica localizada na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), na Rua Jônatas Batista, 1159, bairro Centro/Norte; telefone (86) 3229 3305. Já em Picos, funciona na Casa da Juventude, situada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 783, bairro Centro; telefone (89) 3415 4219. E a CIL de Parnaíba fica na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), na Avenida Pinheiro Machado, 2300; telefone (86) 3323 2283.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)