Publicada em 30 de Agosto de 2013 �s 12h03
A programação do segundo dia da III Conferência Estadual da Promoção da Igualdade Racial teve início, na manhã desta sexta-feira (30), com uma apresentação cultural, em seguida com a leitura do regulamento da conferência, feita pela representante da Pastoral Negra do Piauí, Irene Nogueira, e esclarecimentos sobre o processo eleitoral para os delegados regionais, prestados pelo coordenador da Conferência Nacional (Seppir), Sérgio Pedro.
Foi realizada a palestra Magna com o representante dos Agentes Pastorais Negros de São Paulo, Nuno Coelho, abordando o tema Democracia e Desenvolvimento. A mesa foi coordenada por Conceição de Maria Sousa e contou com a participação de Arilson Ventura, do Conselho Nacional da Promoção da Igualdade Racial.
Após a palestra, a plenária se distribui para trabalhos em grupo abordando as temáticas: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo, Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios, Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: órgão de promoção da igualdade racial, Fórum de gestores, conselhos e ouvidorias e participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e Mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento de políticas públicas de igualdade racial.
A programação terá uma pausa para o almoço e será retomada a partir das 13h30, com os trabalhos em grupo e, às 14h30, terá início a plenária, estando prevista, para as 16h, a eleição dos 28 delegados e delegadas que representarão o Piauí na Conferência Nacional, que acontece, de 5 a 7 de novembro, em Brasília. Serão escolhidos 17 membros da sociedade civil, oito membros do poder público municipal e três representantes do poder público estadual.