Publicada em 04 de Abril de 2013 �s 11h16
A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) passa a usar, de forma efetiva, o , um programa que permite fazer relatórios de auditoria online, a partir do dia 1º de maio. O treinamento dos técnicos da Sesapi, realizado por uma equipe do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), acontece nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5), no Diferencial Buffet, em Teresina. No primeiro dia, o evento contará com a participação do diretor-geral do Denasus, Adalberto Fugêncio.
"A partir de agora todos os relatórios de auditoria passam a ser feitos na mesma plataforma, graças a um programa chamado Sisaud", explica a gerente de Auditoria da Sesapi, Elizabeth Monteiro.
Participam do treinamento 39 auditores da Sesapi, além de convidados do município de Teresina. "Esse programa dá mais transparência. Qualquer pessoa poderá ter acesso aos relatórios após sua publicação", diz a gerente.
De acordo com Ademir Ramos, chefe de Auditoria do Ministério da Saúde no Piauí, o sistema foi criado a partir da Lei da Transparência. "É a principal ferramenta do Sistema Nacional de Auditoria. Registra todas as atividades dos auditores. Hoje, esse treinamento é para os técnicos terem mais familiaridade com o Sisaud", afirma Ademir.
Para a diretora de Regulação da Sesapi, Patrícia Batista, o novo sistema muda a forma de trabalhar dos auditores. "Muda a cara do nosso serviço, já que precisamos organizar nossos componentes de auditoria", disse, ao fazer a abertura do evento.
Segundo Alduína Monteiro, do município de Teresina, já passou da hora do gestor ter medo dos auditores do TCU. "Já passou da hora do Tribunal apontar nossos erros, nós é que temos que fazer isso", finalizou.
O treinamento acontece nos turnos manhã e tarde, a partir das 8h.