Piaui em Pauta

-
-
Em Teresina, 14 centros já estão instalados e atendem estudantes de diversas zon

Piauí possui mais de 40 Centros de Educação em Tempo Integral em funcionamento

Publicada em 28 de Março de 2014 �s 11h34


  												Cemti Didácio Silva						 (Foto:Igor Prado)					Cemti Didácio Silva (Foto:Igor Prado)

Escolas estruturadas, alunos empenhados e professores qualificados já são características do ensino no Piauí. Com o intuído de proporcionar ao estudante uma rotina de ensino diferenciada e aliada a pratica, o Governo do Estado tem investido na implantação de Centros de Educação em Tempo Integral (Cemti). Atualmente, 41 centros estão em funcionamento em todo o Piauí. Apenas em Teresina, 14 centros já estão instalados e atendem estudantes de diversas zonas da cidade.

O assessor técnico da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Jáder Vaz, garantiu que todos os Cemtis de Teresina estão em pleno funcionamento e algumas escolas estão em fase de adaptação para melhor atender aos alunos.

“Todas as escolas estão em funcionamento, algumas que estavam com problemas já voltaram a ter aulas durante todo o dia. Fizemos uma reunião com todos os diretores dos Cemtis e garantimos o funcionamento das escolas. Os repasses já estão assegurados e tudo está normalizado”, afirmou.

Os estudantes dos Cemtis recebem aulas durante os dois turnos. A rotina dos alunos começa logo cedo, às 7h20. Pela manhã, os alunos assistem aulas normais referentes às disciplinas de cada série. Durante à tarde, a programação é diversa, com aulas práticas, horário reservado para estudo e atividades complementares.

Alimentação de qualidade

As atividades nas escolas, encerram às 16h30. Durante todo dia, os alunos recebem 3 refeições: lanche pela manhã, almoço e o lanche da tarde, tudo preparado com muito carinho e cuidado. De acordo com Jucira Macêdo, gerente de Gestão Escolar do estado, em todo o Piauí, 44 nutricionistas atuam na orientação à alimentação escolar.

“Para cada escola é feito um cardápio diferenciado de acordo com a preferência dos alunos e com a idade. Conversamos com as cozinheiras para saber se o cardápio está sendo aceito, se os alunos estão gostando. Sempre damos prioridade a comidas regionais e que tenham uma boa carga nutricional”, ressaltou.

A gerente levantou ainda que há uma preocupação da Seduc em acompanhar de perto o cardápio de cada escola. Para isso, mensalmente as escolas recebem a visita dos profissionais que orientam e escolhem os cardápios.

Cemti Didácio Silva

O Cemti Didácio Silva é um exemplo de escola que tem feito a diferença. Com uma média de 450 alunos matriculados, a escola tem sido referência em termo de educação integral. De acordo com a diretora da escola, Tetê Castro, depois da implantação do regime de ensino integral, tanto os alunos quanto os professores, passaram a ter um novo comportamento em relação ao ensino.

“Depois da educação integral, tudo mudou, a escola se transformou num outro mundo. Os professores ficam o dia todo na escola, o que proporciona aos alunos um acompanhamento interino, os alunos por sua vez, estão mais dedicados e felizes, acreditando no potencial individual e na força do ensino”, disse.

Na escola, os alunos possuem um currículo de 9 horários, sendo 7 de aulas e 2 de estudo específico. Para Ana Caroline, aluna da 2ª série do ensino médio, a escola é uma ponte para a realização de sonhos. “A escola mudou muito, hoje podemos ter a chance de sonhar com um curso superior, podemos crescer. Aqui temos acompanhamento direto e somos orientados em todos os aspectos. Eu já estou decidida, quero ser uma fisioterapeuta e sei que vou conseguir”, afirmou.

Apenas no ano passado, a escola teve 35 aprovações no vestibular e o aluno, Caio Vinicius, conseguiu passar em 2º lugar, na modalidade ampla concorrência, para o curso de Ciência da Computação, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Na hora das refeições, os alunos se animam e logo as filas ficam enormes. A nutricionista responsável pela escola, Valéria Ribeiro, garante que todas as refeições são de boa qualidade e balanceadas.

“As refeições são baseadas, tanto na preferência do aluno, quanto nos enquadramentos de qualidade e nutrição. São compostas por alimentos variados como frutas e verduras, sempre visando um acordo entre ambas as partes”, afirmou.

Para mais



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI