Piaui em Pauta

-
-
Piauí recebe mais de 420 mil d

Piauí recebe mais de 420 mil doses para Campanha de Multivacinação.

Publicada em 13 de Setembro de 2016 �s 21h44


A Campanha Nacional de Multivacinação foi lançada nesta terça-feira (13) pelo Ministério da Saúde. A Campanha será realizada no período de 19 a 30 de setembro e tem o objetivo de atualizar o esquema de imunização de todas as crianças menores de cinco anos, crianças com nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. O estado do Piauí recebeu 420.160 doses das 14 vacinas ofertadas na campanha.
As carteiras de vacinação dos filhos de Dona Francisca da Cruz, enfermeira, estão completas, ela sempre se preocupou em manter a vacinação das crianças em dias pensado na saúde dos filhos. “Vacinar é um ato de amor. É você provar que gosta e ama o seu filho e cuidar para prevenir das doenças”, contou.
Em 2015, foi a vez da Flávia Costa, estudante e filha da dona Francisca, de tomar a vacina contra o HPV. “Eles falaram que era para prevenir da doença e que quem estava com a carteirinha de vacinação podia se vacinar” explicou.
Este ano a campanha atrasou dois meses. A programação inicial era para a campanha ter sido realizada em junho, mas foi remarcada para agosto e por fim para setembro. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, as doses serão distribuídas para 92 Unidades Básicas de Saúde e postos nas zonas rural e urbana de Teresina. O objetivo é vacinar a população não vacinada ou com esquema de vacinação incompleto.
“Não temos uma meta, uma vez que o público alvo são crianças e adolescentes que não estão com as vacinas em dia. Queremos melhorar a cobertura e, assim, manter controladas e erradicadas diversas doenças”, explicou Amariles Borba, diretora de vigilância em saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O dia "D" da vacinação será realizado no dia 24 setembro. Neste dia, todos os centros de saúde estarão funcionando de 8h às 17h, com atendimento por ordem de chegada. Mas a fundação pede que a população não deixe somente para o dia 24. “Não esperem o dia D, a partir do dia 19 vamos passar duas semanas realizando a vacinação. Leve o seu filho ate um poste com a carteirinha de vacinação seja atualizada”, informou a enfermeira Elizabeth Guerra.

» Siga-nos no Twitter

A mamãe Aline aproveitou a ida ao posto de saúde e já deixou um dia a vacinação das suas duas filhas. “É muito importante para a saúde das minhas filhas”, declarou.
Mudanças no calendário vacinal:
HPV
Como era: 2 doses para meninas de 9 a 13 anos com intervalo de 6 meses; 3ª dose 5 anos depois.Como fica: 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos.
Poliomielite
Como era: injeção aos 2 e 4 meses e gotinha aos 6 meses. 2 doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos (ambas de gotinha).
Como fica: muda somente que a 3ª dose passa ser a injetável.
Pneumonia
Como era: 3 doses (2, 4 e 6 meses de idade) e reforço entre 12 e 15 meses.
Como fica: 2 doses - aos 2 e 4 meses e um reforço aos 12 meses.
Meningite
Como era: 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 15 meses.
Como fica:2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.
Tags: Piauí recebe mais de - A Campanha Nacional

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA