Publicada em 03 de Junho de 2014 �s 12h35
Mais uma edição do Piauí-Sampa, o maior evento de promoção das riquezas e potencialidade do Piauí, acontecerá no maior centro de negócios do país nos dias 4 a 10 de junho. A décima edição do evento, que tem como tema Piauí: Um Estado Surpreendente, será realizada no Shopping Eldorado, em São Paulo. O Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart) enviou quatro caminhões com produtos de artes santeiras, joias de opala de Pedro II, cerâmicas, bordados, peças em madeiras, além de outros produtos genuinamente piauienses.
Durante o evento, também serão realizadas oficinas vivas de artesanato dos segmentos de renda de bilro, frivolité e bordados em ponto cheio, ponto cruz e bainha aberta.
Participam da exposição 20 artesãos que têm expectativas de realização de bons negócios. Mestre Dico trabalha há 40 anos com arte santeira e participa da Piauí Sampa desde a 1ª edição. Segundo ele, a proximidade da Copa, pode trazer benefícios. “Com a Copa, deve ter muito turista em São Paulo. Esperamos com isso bons negócios. A iniciativa desse evento é muito boa para a gente mostrar nosso trabalho”, comentou.
Para Mestre Kim, o evento é uma vitrine do trabalho dos artesãos locais. “É mais uma oportunidade de venda do nosso trabalho, pois nosso mercado aqui é fechado e pequeno. Então, cada vez que surge um evento desse a gente tem que agradecer e torcer que tenhamos muitas vendas”, disse Mestre Kim.
Para a diretora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart), Jacqueline Melo, o evento é um importante espaço no qual os grupos produtivos mostram sua produção. “Nós aqui do Prodart damos apoio. Vamos aproveitar o estado de São Paulo, como já conhecemos a maioria das lojas que trabalham com o artesanato podemos fazer essa comunicação entre os lojistas e nossos artesãos”, afirmou.
A Mostra Piauí Sampa é uma realização do Governo do Estado e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae-PI). Este ano, são esperadas cerca de 60 mil pessoas, além de um volume de negócios da ordem de quase R$ 17 milhões, em 2013, a mostra recebeu 45 mil visitantes e movimentou R$ 14,6 milhões.