Piaui em Pauta

-
-
Mas o Piauí se sobressaiu aos números negativos demonstrados na pesquisa.

Piauí segue na contramão do desemprego no país

Publicada em 22 de Maio de 2016 �s 09h13


  												Carteira de Trabalho						 (Foto:Divulgação)					Carteira de Trabalho (Foto:Divulgação)

A fila do desemprego é um dos maiores fenômenos causados pela crise que parece crescer cada vez mais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Pesquisa Nacional por Amostras e Domicílios (PNADE) em alguns estados do Brasil, como a Bahia, Rio Grande do Norte e Amapá o nível de desemprego aumentou. Mas o Piauí se sobressaiu aos números negativos demonstrados na pesquisa.

O nível de ocupação no estado ficou em 51% no primeiro trimestre de 2016, o que representou uma queda de 2,1% em relação ao último trimestre deste ano, passado de 2,6%, com esses dados o piauiense participa de uma das menores desocupações do país. Na passagem do último trimestre de 2015 para o primeiro deste ano saltou de 6 para 17 o número de estados com o desemprego de dois dígitos, mas o Piauí não seguiu a tendência  e permaneceu na casa de um dígito.

Na busca de acabar com o aumento das taxas de desemprego, o Governo do Estado através da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, realiza diversas ações para abrir espaço no mercado de trabalho dos piauienses. A Setre atua nas áreas de qualificação profissional, empreendedorismo e intermediação de mão de obra e seus programas para inserção e capacitação são realizados em todo o Piauí.

Com o sexto melhor desempenho na geração de emprego, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, Gessivaldo Isaías, gestor da Setre, explica que mesmo com a crise através o estado está conseguindo seus objetivos. “Desde o ano passado o Brasil enfrenta uma forte crise econômica, que afeta diretamente a geração de emprego. Na contramão do país, o Piauí tem se mantido como um dos estados com a menor taxa de desemprego, isso é fruto de incentivo e investimentos do Governo do Estado.”

Com o intuito de promover a inserção no mercado de trabalho, a Setre realizou no final de abril, o Dia T – Dia do Trabalhador, o evento realizado na Praça Pedro II, no centro de Teresina, ofereceu diretamente para os trabalhadores quase 400 vagas de emprego, nas mais diversas áreas as vagas foram captadas pelo Sistema Nacional de Emprego no Piauí. O posto Central do Sine-PI, localizado na Av. José de Santos e Silva nº 1380, no centro da Capital, diariamente faz a captação dessas vagas e a intermediação entre o trabalhador e as empresas.

Outro programa desenvolvido pelo Governo do Estado é o Setre nos Municípios, um programa que leva qualificação profissional a todos os trabalhadores dos munícipios do Piauí e já qualificou mais de duas mil pessoas nas áreas de Construção Civil, Embelezamento e Corte e Costura. Os cursos percorrem as cidades de forma itinerante com o intuito de inserir as pessoas no mercado e assim também reinserir o aluno de forma positiva em seu convívio social.

Os detentos que recebem regime semiaberto também são inseridos na lista de desemprego. Pensando nisso, a Secretaria realiza o programa Setre nos Municípios nas penitenciarias, buscando recolocar os internos no mercado de trabalho. O que tem dado certo, já que quase 100% dos alunos formados pelo programa já estão empregados.

A luta contra o desemprego é de todos, não somente da população e das empresas privadas, como também dos órgãos públicos que devem estar presente para auxiliar nessa etapa. A Setre assume o compromisso de buscar inserir e auxiliar as pessoas no mercado de trabalho, além de incentivar a economia local e o crescimento dos pequenos produtores.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA