Piaui em Pauta

-
-
Piauí terá laboratório móvel p

Piauí terá laboratório móvel para análise de solo.

Publicada em 26 de Setembro de 2017 �s 22h51


O governador Wellington Dias recebeu, nessa segunda-feira (25), em audiência no Palácio de Karnak, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma. Dentre os assuntos tratados, estava o apoio aos pequenos e médios produtores com a implantação do Fertmóvel, laboratório móvel que realiza análises do solo em todo o estado, em assentamentos, comunidades e propriedades rurais e núcleos familiares provenientes da agricultura familiar.
De acordo com o secretário, o Fertmóvel já se encontra em fase de licitação para a compra do veículo e dos equipamentos do laboratório. O projeto é uma parceria com a Embrapa Meio-Norte, Embrapa Solos, Emater-PI e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

» Siga-nos no Twitter



“As regionais do Emater irão coletar as amostras de solo trazidas pelo produtor e fará análise deste solo para que, a partir das informações coletadas, este produtor possa fazer a correção, utilizando calcário, adubo, aumentando, assim, a produtividade”, explica Limma.
O Fertmovel facilitará o contato dos produtores, alcançando áreas de produção que se encontram distantes dos laboratórios de análises de solos, bem como, divulgar e incentivar a prática de análise de solos para as recomendações de calagem e adubação em apoio ao uso sustentável de insumos agrícolas e contribuir com a redução dos riscos de contaminação dos recursos naturais, solo e água.
“Cada produtor pagará uma taxa para a realização das análises, que irá para um fundo próprio para a manutenção do serviço, tendo em vista que atualmente existem laboratórios no Piauí que não estão funcionando”, disse o secretário da SDR.
Autoria: Tamyres Rebeca
Tags: Piauí terá laboratór - O governador Welling

Fonte: Governo do Estado do Piauí �|� Publicado por: Claudete Miranda
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA