Publicada em 04 de Julho de 2013 �s 09h37
O Departamento Nacional de Obra Contra as Secas (Dnocs) aguarda, para os próximos dias, a liberação de R$131 milhões para a recuperação de sistemas simplificados de abastecimento de água, perfuração e instalação de poços e construção de barragens subterrâneas em vários estados do Nordeste, inclusive o Piauí.
Para o Piauí, está programada a recuperação de 70 sistemas simplificados de abastecimento de água com a instalação de poços tubulares públicos. Outros 75 sistemas, além de recuperados, ganharão poços tubulares.
De acordo com documento do Dnocs, o Piauí terá também mais 40 barragens subterrâneas. As localidades atendidas ainda não foram anunciadas.
O reforço da infraestrutura hídrica do Piauí tem sido uma das bandeiras do governador Wilson Martins, que tem investido na perfuração e recuperação de poços, implantação de adutoras e construção de grandes adutoras para abastecimento de cidades da região do Semiárido, que estão enfrentando a pior seca dos últimos 50 anos.
“O governo também tem feito investimentos em áreas que permitem uma melhor convivência com a seca, como o incentivo à piscicultura nas barragens do estado, na apicultura e na ovinocrapinocultura, assegurando ao homem do campo meios que possam melhorar sua qualidade de vida mesmo em tempos adversos”, concluiu o governador.