Piaui em Pauta

-
-
A unidade será reformada, com ampliação dos espaços para atendimento individual,

Piauí terá o primeiro CAPSad III no Hospital do Mocambinho

Publicada em 24 de Março de 2016 �s 08h59


  												Secretário anuncia obras para Hospital do Mocambinho						 (Foto:Allana Sousa)					Secretário anuncia obras para Hospital do Mocambinho (Foto:Allana Sousa)

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, anuncia obras de reforma e ampliação no Hospital do Mocambinho. A proposta é que, no local, seja implantado um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad III), funcionando com 12 leitos de hospitalidade para observação e monitoramento, 24 horas, incluindo feriados e fins de semana.

O CAPSad III é o ponto de atenção do Componente da Atenção Especializada da Rede de Atenção Psicossocial destinado a proporcionar a atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas. Assim, os pacientes que necessitarem de internação, passarão por um tratamento intensivo das complicações do consumo e abstinência. Durante 15 dias, os que têm a dependência em craque são tratados para saírem da crise. No caso de dependência de álcool, o tratamento dura um período de 7 a 10 dias. Caso o paciente tenha outra patologia associada à dependência, como cirrose e/ou pneumonia, esse período se estende até a estabilização do quadro. “Pensando no público que já é atendido no hospital, vamos adequar o ambiente, fazer uma reforma e ampliação para que em uma parte daquela unidade possamos implantar um CAPSad III. Com isso, nós vamos ter um atendimento especializado não só para a capital Teresina, como para outros municípios do entorno”, explicou Costa. Atualmente, no Hospital do Mocambinho o tratamento é realizado numa abordagem multidisciplinar, com equipe formada por profissionais de Medicina, Enfermagem, Psiquiatria, Psicologia, Assistente Social, Nutrição e Educação Física. “A proposta é que possamos agregar mais esse serviço ao Hospital do Mocambinho, para que possamos melhorar e qualificar esse atendimento mantendo naquela unidade os atendimentos já hoje existentes: atendimento de urgência e emergência clínica bem como as consultas especializadas que existem naquele estabelecimento”, reforçou o secretário. Com a reforma, serão ampliados os espaços para atendimento individual, em grupo, refeições e convivência.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)