Piaui em Pauta

-
-
Pioneira no estudo sobre doaçã

Pioneira no estudo sobre doação de órgãos homenageada pela Alepi.

Publicada em 03 de Maio de 2016 �s 18h55


A Assembleia Legislativa realizou, hoje(3), sessão solene em homenagem à médica Semiramis Jamil Hadad do Monte com a entrega do título de cidadã piauiense, atendendo requerimento da deputada Flora Izabel (PT). Semiramis Monte nasceu na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e reside no Piauí há 19 anos, atuando como professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

» Siga-nos no Twitter

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), pediu aos deputados Aluisio Martins (PT) e Flora Izabel que conduzissem a médica Semiramis Monte ao plenário. Em seguida, convidou para compor a mesa de honra, dentre outros, o esposo da homenageada, José Tibúrcio do Monte, o professor Helder Nunes, representando a UFPI, e a defensora pública Patrícia Monte, representando a Defensoria Pública do Estado.

Após a execução do Hino do Piauí, a deputada Flora Izabel disse que a médica Semiramis Monte realiza um trabalho acadêmico e social de grande importância para o Piauí e para o mundo. “Em 1999, Semiramis implantou no Piauí o primeiro laboratório para dar suporte aos transplantes de órgãos da região, permitindo iniciar o programa com doador falecido”, afirmou ela.

Flora Izabel afirmou que a médica faz um trabalho que apoia o diagnóstico de forma precoce de várias doenças, como dengue, calazar e tuberculose, e que permite, também, o tratamento e acompanhamento de doenças genéticas raras, dando acessibilidade às pessoas desassistidas e residentes em locais distantes de Teresina. A parlamentar acrescentou que “ela desenvolveu programas computacionais para realização de transplantes complexos de órgãos e foi convidada para dar aulas nos Estados Unidos, levando o nome do Piauí para o mundo de forma positiva”.

Ao discursar na sessão solene, Semiramis Monte disse que chegou ao Piauí em 1995, afirmando que, juntamente com outros profissionais da área médica, realizou o sonho de implantar na UFPI um centro de excelência em biologia nuclear, o que permitiu avanços nas pesquisas de transplante de medula óssea. Ela declarou que esse trabalho
possibilitou a formação de um cadastro de 50 mil potenciais doadores no Piauí, dando esperança a centenas de pessoas que necessitam de um transplante de medula óssea.

Seminaris Monte, que ficou emocionada e chorou ao falar sobre o apoio dado ao seu trabalho pelo marido, José Tibúrcio do Monte, e familiares, agradeceu à deputada Flora Izabel e a todos os parlamentares a homenagem que recebeu na manhã de hoje. A sessão solene foi encerrada com um coquetel no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade, onde a homenageada recebeu os cumprimentos.


CurriculoGraduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985). Formação pós-gradual em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (Mestrado, 1992 e Doutorado, 1994). Professora efetiva Associada 4 da Universidade Federal do Piauí. Participa dos programas de mestrado em Ciências e Saúde e Doutorado em Biotecnologia da UFPI. Áreas de interesse para pesquisa em genômica e proteômica aplicadas a saúde, imunogenética e imunobiologia do transplante.Texto:J.BarrosFoto: Assessoria parlamentarEdição: Katya D'Angelles
Breve curriculo

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985). Formação pós-gradual em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (Mestrado, 1992 e Doutorado, 1994). Professora efetiva Associada 4 da Universidade Federal do Piauí. Participa dos programas de mestrado em Ciências e Saúde e Doutorado em Biotecnologia da UFPI. Áreas de interesse para pesquisa em genômica e proteômica aplicadas a saúde, imunogenética e imunobiologia do transplante.

Texto:J. Barros
Foto: Assessoria parlamentar
Edição: Katya D'Angelles
Tags: Pioneira no estudo - A Assembleia Legisla

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA