Piaui em Pauta

-
-
PITV 1ª edição entrevista Dr.

PITV 1ª edição entrevista Dr. Pessoa, candidato ao governo do Piauí pelo Solidariedade.

Publicada em 12 de Setembro de 2018 �s 18h03


Nesta terça-feira (11), segundo dia da série de entrevistas da TV Clube com os cinco primeiros colocados na Pesquisa Ibope na disputa pelo governo do estado do Piauí, o entrevistado foi Dr. Pessoa (Solidariedade). A entrevista teve duração de 20 minutos.

» Siga-nos no Twitter

Confira a entrevista na íntegra:

PITV 1ª Edição: Candidato, o senhor tem vários mandatos de parlamentar, entre vereador e deputado, e mesmo exercendo esses mandatos o senhor sempre colocou seu nome a disposiçãopara cargos majoritários: prefeito, governador... Dessa vez, o senhor primeiro começou como candidato a deputado, depois a senador, sempre por legendas diferentes, por partidos diferentes. O senhor não acha que está priorizando seu projeto político pessoal em detrimento do interesse público?

Dr. Pessoa: Quando eu mudo de partido é as ideias. Eu não mudo porque quero mudar, mudo por causa das ideias. Chego lá, os chefes dos partidos têm uma ideia diferente da minha. Na questão de senador da república, que eu estava sendo avaliado, eu sempre disse: senador ou governador. Porque eu tenho mais um perfil que estão querendo e o chamamento do povo foi o que me conduziu a ser candidato a governador do estado. Eu andava por aí na pré-campanha e o pessoal perguntava: por que o senhor vai para Brasília? Por que não fica aqui?

PITV 1ª Edição: Isso tudo sempre o senhor nos seus mandatos parlamentares. O senhor não acha que acaba desviando um pouco a atenção do seu trabalho como parlamentar para trabalhar sempre em função de um cargo majoritário, de uma disputa eleitoral?

Dr. Pessoa: Sem dúvidas, né, esse caminhar perde um pouco. Uma hora que eu já me posicionei como membro legislador e agora como executor, perde um pouco. Mas meu desejo mesmo é servir o estado do Piauí, servir esse povo, deste governo que está desgovernado, enfrentar. Eu tenho uma missão e eu vou cumprir.


PITV 1ª Edição: Como explicar isso candidato? Que não é uma conveniência pessoal e é um interesse público, em função destas mudanças do senhor?

Dr. Pessoa: A minha história sempre foi pautada na lisura, no fazer, no respeito, na dedicação... tão tal que eu com 16 anos eu era analfabeto. Família de sete! Deus me deu oportunidade de chegar a ser deputado, ser médico, de ser professor dos médicos. Então, é uma história pautada na lisura, no bem querer e no fazer. E eu analisei de fato poderei fazer muito mais como governador do estado do Piauí eu acho que com a [minha] história, é coerente ser hoje candidato ao governo do estado do Piauí.

PITV 1ª Edição: Candidato, o senhor propõe no Plano de Governo cortar secretarias em 40%. Mas ao mesmo tempo, na contramão disso, o senhor anuncia a criação de subgovernadorias. O próprio nome já está dizendo, subgovernadorias são instituições com alguma estrutura, uma estrutura considerável. E são novos órgãos, o senhor está criando uns e extinguindo outros. Isso não é trocar seis por meia dúzia?

Dr. Pessoa: Não, jornalista. Hoje tem o governo do estado, esse governo desgovernado, tem 69 secretarias. Se eu aumentar sete, tirando 40%, ainda fica bem menos do que aí está. Por que isso? Sempre a gente ouve de Brasília que vão descentralizar a coisa pública e fica mais na conversa vazia. Eu sou um cidadão, até por ser cirurgião, resolver os problemas, principalmente em casos de urgência, extirpar doença com bastante facilidade. Ora, se eu vou governar o Piauí eu quero descentralizar. Então, didaticamente eu subdividi o estado em sete segmentos.

PITV 1ª Edição: Mas eu queria retomar esse assunto. Por que o senhor está extinguindo órgãos alegando que tem demais. Mas ao mesmo tempo, o senhor está criando novos órgãos, essas subgovernadorias. O senhor propõe, por exemplo, um hospital padrão em cada uma dessas subgovernadorias, uma delegacia geral... ou seja, vai uma estrutura junto.


Dr. Pessoa: Sem dúvida alguma, mas não é construir. É dar seguimento. O gestor é imparcial. Ele não pode ser o gestor de si mesmo. Se tem alguma coisa feita, nos damos continuidade. Se está mal feito, se está incompleto nós damos continuidade. Olha, eu disse “em torno de 40%”. Desse em torno pode ser 35%. 35% mais sete dá 42. Para 69 é uma enxugada, sem comprometer a eficiência, e consequentemente a eficácia.

PITV 1ª Edição: Mas aí precisaria de uma estrutura de pessoal. De onde viria dinheiro para pagar esse pessoal? E também construir novas unidades de saúde, por exemplo, nessas subgovernadorias, delegacias gerais para subgovernadorias?

Dr. Pessoa: Só se houver necessidade. É melhorar e ampliar. Não é construir. Mas você sabe que o governo, além de ter esse inchaço na máquina administrativa, a eficiência não é adequada, os tributos são desfavoráveis àqueles que produzem... Veja bem, peças de automóveis no Ceará custam 80% mais barato que no Piauí. Isso aí nós vamos mexer. Nós não vamos extinguir de maneira qualquer, atabalhoada não. Nós vamos fazer dentro de um planejamento, nós vamos investir. A carga tributária com certeza absoluta nós vamos mexer.

PITV 1ª Edição: Candidato, ainda retomando esse tema das subgovernadorias, o senhor inclusive só vai criar sete, está lá no Plano de Governo do senhor criar sete. O estado, hoje é dividido em territórios com base em informações do IBGE, são doze. O que o senhor levou em conta para definir que seriam só essas sete, até porque o senhor coloca que serão áreas prioritárias.

Dr. Pessoa: Diminuindo dessas doze eu posso ter uma estrutura melhor para ter resolutividade. Que às vezes tem aí a delegacia, tem o hospital, mas não tem. Nós queremos que hoje é ambulância terapia, os governantes que entraram aí, querem dar, como troca de voto, ambulância. Nós queremos resolver o problema no local. Eu estive nos extremos e também nos meios. É uma calamidade, tanto na educação como na saúde, como na segurança e nas políticas públicas. Eu quero dar oportunidade. É uma subgovernadoria ali. Com um poder administrativo e econômico, não é um faz de conta. Lógico que temos os órgãos de fiscalização do estado do Piauí, tem o Tribunal de Contas, o Ministério Público. Mas de seis em seis meses eu quero mostrar para lá. De seis em seis meses, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, dentro da legalidade, vão fiscalizar.


PITV 1ª Edição: Candidato, eu quero retomar, por que quando o senhor fala da questão da saúde, que é a principal bandeira do senhor. Até por o senhor ser um médico, o senhor coloca a saúde pública lá como uma questão... o senhor acabou de falar dos hospitais regionais do interior. E aí o senhor coloca como proposta de gestão desses hospitais do setor as chamadas organizações sociais, que hoje são questionadas em vários estados, inclusive há um caso recente no Piauí no município de Picos. Inclusive é criticada pela classe médica. Por que que o senhor propõe esse tipo de gestão?

Dr. Pessoa: Ora, lá em Picos, eu fiz frente àquele que queria privatizar, queriam terceirizar. Ora, se os principais vieses da administração pública, educação, saúde e segurança, se os governos não tiverem capacidade, gente capacitada para direcionar, para conduzir, para fazer a gestão, para quê governo?

PITV 1ª Edição: Mas no programa do senhor, o senhor fala que vai passar isso para organizações sociais.

Dr. Pessoa: Não, organizações sociais são de vigilância. Fazer parte, porque nós vamos administrar descentralizado. E mesmo com os órgãos de fiscalização, o povo vai olhar porque nós somos empregados do povo. E o povo tem que fiscalizar.

PITV 1ª Edição: Só para a gente explicar para as pessoas: essa proposta está na página 35 do programa de governo do senhor. Então, se não vai gerir, vai fiscalizar, como enfim vai ser essa participação das organizações sociais?

Dr. Pessoa: As organizações sociais, em qualquer lugar do mundo, elas têm que participar. Porque tem “N” fiscais da coisa pública, mas muitos deles estão interligados com a corrupção. Não quero generalizar.

PITV 1ª Edição: Mas a gente não está falando em fiscalizar, a gente está falando de gerir, de administrar.

Dr. Pessoa: Mas, se está aí, eu estou corrigindo que não é gerir. Quem vai gerir são aqueles grupos dessas regiões aí, são escolhidos por lá. Lógico que a participação social de quem vai gerir vai ter... eu não quer dizer, e até para o meu pensamento também, de que uma parte da sociedade escolha. Não é só nós políticos. Alías, falar nisso daí, em torno de 20% poderão estar participando. Mas o resto é técnico especializado, voltado aos interesses sociais e à competência.


PITV 1ª Edição: Sim, o senhor falar realmete nisso no seu plano de governo, que o senhor não vai querer que as pastas sejam gerenciadas por partidos, pessoas indicadas por políticos, e sim por técnicos. Então quer dizer que não vai haver indiciação política nas suas secretarias. Como é que o senhor pretende acomodar então os seus aliados, os seus apoiadores. O senhor acha que eles vão aceitar, desde já, apoiar sua candidatura sem que eles possam estar acomodados nas suas secretarias?

Dr. Pessoa: Eu disse, Aline, eu quero vir para a diferença. Nós fazemos diferentes. Eu disse a pouco que teria de fazer participar da minha administração, que nós somos empregados do povo, um viés muito pequeno, em torno de 20%. O resto são técnicos, das universidades ou não das universidades, que não tenham nada a ver com indicação política.

PITV 1ª Edição: Segurança e saúde, por exemplo?

Dr. Pessoa: Nem pensar. Mesmo o Tribunal Superior Federal, há mais ou menos oito dias.

PITV 1ª Edição: Esse recado é para os seus apoiadores políticos?

Dr. Pessoa: Esse recado é para o povo ter a segurança que o Doutor Pessoa vem para fazer diferente. Meus correligionários, que no momento são muito poucos, mas são pessoas honradas, tão sabendo. Quem vier está sabendo. Eu não vou, como aquele general da Bósnia, se não for eleito, vou tomar veneno, não. Minha missão de servir ninguém vai interromper, e eu quero servir no estado do Piauí com esse perfil de lisura, com dedicação. Eu não vou pegar, como esse governo que esta aí, 15 suplentes de deputados, que falta de vergonha, que falta de respeito com o dinheiro público.

PITV 1ª Edição: Que relação o senhor vai ter com a Assembleia?

Dr. Pessoa: Bom, excelente. Eu sou um homem de diálogo. Não parece, mas sou um homem de diálogo. Por onde passei, nem perto de uma delegacia eu passei.


PITV 1ª Edição: A gente sabe que não funciona somente com o diálogo para as negociações, para as aprovações dos projetos do governo serem aprovadas na Assembleia Legislativa. A gente sabe que existe a velha política do “toma lá, dá cá”, como as pessoas chamam. E isso o senhor está garantindo que não vai acontecer? A Assembleia Legislativa não terá lugar nas secretarias do seu governo?

Dr. Pessoa: Eu disse já que pode ter uma porcentagem. Eu vim para fazer diferente. Eu não sou o velho da terceira idade para fazer a mesma que outros dizem por aqui que são os novos. Eu nunca participei de governo nenhum, nunca participei de maracutaia nenhuma. Eu tenho história, e essa história eu vou honrar. E vou honrar com esse perfil de lisura, porque nosso patrão é o povo, e é o povo que vou servir.

PITV 1ª Edição: Eu queria falar agora, mudando de assunto, sobre segurança, que também consta no programa de governo do senhor e é uma questão que a gente levantou aqui com outros candidatos, é que há uma preocupação mais com ações de polícia. Fala em dobrar o número de policiais militares, dobrar o número de policiais civis. A prevenção, por exemplo para que o trabalho do estado, para que a presença do estado chegue antes, por exemplo, do uso e do tráfico de drogas. O que o senhor nesse sentido? Lá para o jovem, para o adolescente.

Dr. Pessoa: Lugar nenhum do mundo pode fugir da prevenção, veja bem, os estados, até mesmo do Brasil, Santa Catarina, que tem 95% ou é 98% do saneamento básico. Cada 10 doentes que adoecem em Belém do Pará, ou aqui no Piauí, mas com uma porcentagem menor pra um lá em Santa Catarina. Cada um dólar que se investe no saneamento básico, programa de saúde da família, economiza quatro dólares. Eu sou um homem da saúde, mas sou um homem que tem uma visão profunda em prevenção, até porque há pouco tempo eu terminei o mestrado em saúde família que se trabalha muito a prevenção e agora eu comecei o doutorado, mas vim aqui pra política. Na área da segurança tem um viés fortíssimo aí, de prevenção. Escolas de qualidade, de tempo integral, esporte e lazer, incentivo para a juventude empreender porque aqui é primeiro estado, entre os 26 da federação, que exporta gente, que mais sai jovem pra outros lugares por falta de oportunidade.


PITV 1ª Edição: Continuando com o tema de segurança, o senhor fala no seu plano de governo: “Garantir o orçamento público estadual ou de outras fontes federativas de financiamento para a segurança pública”. Existe uma discussão no Governo Federal para que implante um sistema único de segurança, assim como já existe o SUS, o Sistema Único de Saúde, só que isso ainda não foi implantado, isso ainda não existe de fato. Então, o senhor vai esperar pra que isso aconteça? De onde que vai vir esse dinheiro, enquanto esses trâmites ainda estão rolando no Governo Federal, para investir na segurança?

Dr. Pessoa: Quando eu digo está desgovernado, não é só o Estado do Piauí não, é o Brasil como todo. Essa calamidade aí, econômica e social é desses membros que desde 2007 esse plano ainda está engavetado. Nós vamos criar nosso plano e um plano que eu já disse, de prevenção forte, mas um plano de ação, com tecnologia moderna, com os policiais ganhando um salário dentro de razoabilidade digna, mas nesse efetivo, eu quero acrescentar nos quatro anos da minha administração, do Doutor Pessoa, que nós chegamos nesse patamar, que é o mínimo que é em torno de dez mil homens no estado do Piauí. Como é que faz segurança de combate tendo armamento ruim, salário ruim, quantidade de homem pouca, a metade, como é que vai fazer? Quer dizer, o que mais eu sinto reclamações em ordem decrescente é segurança depois a saúde.

PITV 1ª Edição: Candidato, eu queria falar agora sobre infraestrutura, sobre estradas, sobre energia elétrica. O senhor vai apostar nas PPP’s pra esses setores? De que forma o senhor vai buscar recursos para investir nesses graves problemas do estado?

Dr. Pessoa: Os recursos, dinheiro existe, agora o que existe muito é ‘ladroísse’ nesse país e nesse estado. Então, nós vamos melhorar a eficiência, nós vamos cortar essa máquina que está cheia, está inchada, parece cururu quando você bate nele e ele cresce, nós vamos fiscalizar através de concurso público, nós vamos diminuir os impostos, nós vamos excluir aqui, ali diminuir os impostos. Aqueles que pagam os impostos, vocês que pagam os impostos corretamente, vai ter estímulo no governo. Aquele que está inadimplente, o governo vai conversar com você pra ficar adimplente, pra dar emprego e renda, mas aqueles sonegadores, o Doutor Pessoa e sua equipe vão atrás de manhã, tarde e noite.


PITV 1ª Edição: Sobre Educação, o senhor promete que vai transformar mais de 60% das escolas de tempo integral, mas pra isso é precisa de um baita investimento de contratação de pessoal e é uma estrutura muito grande. Então, como o senhor pretende fazer isso?

Dr. Pessoa: Eu sou até contra o Tribunal Superior, mas a educação, eu vou só fazer um comparativo. Na década de 60 a Coreia do Sul tinha até 80% de renda per capita do brasileiro, hoje tem 10 vezes mais e começou com a educação. A educação é a minha prioridade. Deveria ser a saúde, mas é a educação, até por que eu me alfabetizei com 16 anos. Eu tenho dificuldades, muita das vezes de eloquência.

PITV 1ª Edição: Qual o Piauí que o senhor quer para o futuro?

Dr. Pessoa: O Piauí que eu quero é com pessoas eficientes, que tenham resultados satisfatórios. O Piauí que eu quero é que não tenha esse lamaçal de corrupção aí. O Piauí que eu quero é que se faça culto do dinheiro do povo que paga os impostos com amor, com conhecimento técnico, conhecimento científico e respeitando principalmente o dinheiro público. Porque Deus está me dando uma missão como deu pra o Moisés. Moisés foi indicado por Deus para libertar o povo do Egito e assim o fez. E eu vou estar lá, quem duvidar, verá por que nós vamos ganhar o Governo do Estado com o número 77 do Solidariedade. É 77 pessoal. Vote num cidadão que tem história e tem progresso.
Tags: PITV 1ª edição entre - Dr. Pessoa

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)