Publicada em 21 de Maio de 2013 �s 16h10
O secretário estadual de Saúde, Ernani Maia, esteve no último final de semana no Sul do Piauí e anunciou que até o mês de junho será implementado na região o Plano de Atenção Primária à Saúde. A ação será implantada de forma experimental, em um primeiro momento, nas 13 cidades que compõem o Território Vale do Cerrado. Segundo o gestor, os projetos prioritários que estão sendo implantados em todo o Piauí pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) têm um objetivo estabelecido no modelo de gestão estratégica do Governo: oferecer mais acesso aos serviços públicos de saúde. Ernani Maia acrescenta que a determinação do governador Wilson Martins é de que “as atividades implantadas através da Sesapi possam levar serviços que ofereçam a tão sonhada resolubilidade definitiva”.
“Queremos criar projetos de saúde que tenham uma continuidade, independente de quem esteja governando, pois a prioridade é conseguir instalar serviços permanentes, trazendo para todo o interior a resolubilidade definitiva, ou seja, serviços que funcionem a contento, independente da gestão. Para isso, estamos montando uma coordenação que funcionará, primeiramente, aqui nesta região Sul do Piauí”, adiantou.
O Plano de Atenção Primária à Saúde, segundo Ernani Maia, terá o objetivo de prevenir e promover ações que combatam doenças como o diabetes e a hipertensão. “A proposta é criar estratégias aqui nesta região que possam amenizar a proliferação dessas doenças, montando um instrumento consistente de gestão que dará mais qualidade à saúde no interior do Estado”, frisou.
A construção desse plano faz parte das metas idealizadas pela Força Estadual do SUS (FES) e se sustenta através de investimentos em ambulâncias, profissionais, unidades de saúde, além de academias populares e concursos públicos. O plano tem previsão para ser iniciado em junho e a ideia da Secretaria de Estado da Saúde é expandi-lo de forma gradual aos demais Territórios.