Publicada em 20 de Novembro de 2013 �s 11h43
A Polícia Militar do Piauí comemorou o Dia da Bandeira, celebrado nessa terça-feira (19), em uma noite de promoção de oficiais, entrega de obras e de honrarias. A solenidade aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e contou com a presença do governador Wilson Martins, do secretário da Segurança, Robert Rios; do secretário da Justiça, Henrique Rebelo; do secretário dos Transportes, Avelino Neiva, e outras autoridades.
Wilson Martins entregou aos oficiais a pavimentação asfáltica do Centro de Formação. A obra foi executada pela Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans), onde foram investidos R$80 mil, oriundos do Tesouro Estadual. “É uma alegria entregar mais essa melhoria para a Polícia Militar do Piauí nesta data alusiva. É dia de relembrarmos um grande símbolo da nossa nação e nada melhor do que oferecer melhores condições de trabalho e homenagear quem engradece essa corporação”, ressaltou o governador.
O comandante geral da PM-PI, coronel Gerardo Rebelo, apresentou entusiasmado os novos 55 sargentos da Polícia e, juntamente com Wilson Martins, entregou 99 honrarias a pessoas da sociedade civil, parceiros da Polícia Militar que receberam o título de Amigos da Polícia. “São pessoas que fortalecem as ações da nossa corporação dentro da sociedade. São parceiros de pesquisa, de ações que vêm ajudando a Polícia Militar do Piauí em seu trabalho junto à sociedade”, declarou o comandante geral.
Bárbara Melo, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) foi uma das agraciadas com a honraria. “Ser amiga da Polícia Militar é poder representar toda a Fapepi, seus pesquisadores e funcionários, que têm tido a oportunidade de ajudar esta corporação em suas pesquisas e projetos”, destacou.
Entre os membros da corporação, mais de 60 receberam das mãos do governador o diploma de Honra ao Mérito por sua atuação e desempenho e ainda três oficiais foram reconhecidos por seu desempenho intelectual, recebendo o Mérito Intelectual da Polícia Militar do Piauí. Durante a solenidade, que teve como uma das atrações a apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar, também foram promovidos 16 oficiais.
Os alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) se apresentaram na solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira. O Programa está presente em 37 municípios piauienses e durante este ano já alcançou sete mil crianças. “A Polícia Militar tem recebido todo o apoio do Governo do Estado. Nosso plano de carreira, nossos equipamentos e nossos projetos são exemplos das melhorias que essa gestão tem feito na nossa corporação. Atuar preventivamente é um dos focos da Polícia Militar e esses jovens são frutos disso”, destacou o coronel Gerardo Rebelo.
“Tivemos mais de 30 mil inscritos no concurso que está em andamento, isso prova que as melhorias que a Polícia Militar tem recebido vêm despertando interesse na sociedade de uma forma geral. Em dezembro, inserimos mais 500 soldados para fortalecer esse trabalho. E, em março, mais soldados serão cabos e assim crescer e melhorar os trabalhos da Polícia no Piauí”, disse Wilson Martins.
Mais de 100 voluntários também foram oficializados na corporação. São jovens com idade entre 18 e 22 anos que prestarão serviços administrativos permitindo que mais oficiais estejam à disposição das atividades externas.