
A Polícia Ambiental resgatou 12 animais na manhã desta terça-feira (5) de uma residência no bairro Matinha, Zona Norte de Teresina. Segundo a polícia, o responsável pelos animais foi preso em flagrante e os cães foram encontrados sem comida, sem água e expostos ao sol e à chuva.
Segundo a polícia, o proprietário é um homem que teria viajado para o litoral do estado deixando os animais abandonados. Nessa segunda-feira (4), ele foi preso em flagrante e encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina, após uma denúncia anônima feita no domingo. O nome dele não foi informado.
Contudo, apenas nesta terça-feira foi possível realizar o resgate, garantindo que os animais teriam para onde ir. Além da magreza extrema de alguns animais, indicando que passavam fome, os policiais flagraram muita sujeira, incluindo fezes e urina espalhadas em um terraço.
A situação extrema que chocou os policiais e o protetor Fernando Machado foi um cão que morreu no local e os outros estavam se alimentando do corpo.
“A gente sempre falava para os donos da casa procurarem um local adequado que pudesse cuidar dos animais, mas nunca nos ouviram. A polícia teve que vir agora pra mudar a realidade desses cachorros”, disse uma vizinha da residência.
Fernando Machado, responsável pelo Lar do Nando, abrigo de animais que existe há 5 anos em Teresina, vai abrigar os animais inicialmente, até que se recuperem e possam ser adotados e ir para um lar. As pessoas podem procurar para adotar os animais, futuramente.
“Essa situação nos causa muita revolta e nos deixa muito triste. A gente luta 24 horas por dia na tentativa de ajuda e salvar a vida dos animais porque toda vida importa para nós. Agora os animais vão passar por uma triagem, consulta com veterinário e vão ficar de quarentena até que possam estar aptos para a adoção”, disse ele.
A polícia civil vai apurar o caso e o homem pode responder por maus-tratos, crime cuja pena foi aumentada e ele pode ser condenado à prisão, após julgamento. Denúncias podem ser feitas pelo número (86) 9 9514-3417.