Piaui em Pauta

-
-
Poluição sonora de comerciante

Poluição sonora de comerciantes no Centro de Teresina incomoda clientes.

Publicada em 19 de Dezembro de 2014 �s 17h00


Nesta época de Natal aumenta a quantidade de pessoas nas ruas do Centro de Teresina. As compras de fim de ano atraem consumidores e a movimentação é bem mais intensa. Por outro lado, também cresce a disputa dos comerciantes para atrair os clientes, mas nem sempre a estratégia usada agrada a todos.
O barulho feito com caixas de som em veículos e calçadas às vezes chega a incomodar quem passa pelo local. “Se tiver na calçada atrapalha e mesmo assim o som é muito alto”, comentou um consumidor.
Segundo o capitão João Saraiva, da Polícia Militar, o barulho produzido por algumas lojas está fora do permitido pela legislação. O oficial esteve no Centro com um aparelho de medir o índice de decibéis e constatou a irregularidade. “Nessa época em que o comércio está bem agitado existem muitas propagandas e veículos, isso eleva o nível suportado da questão dos decibéis permitidos”, falou o capitão.
Em Teresina, uma lei municipal define o volume máximo permitido de barulho em determinados locais da cidade. De acordo com o médico especialista Victor Campelo, a exposição ao som alto pode provocar sérios problemas e levar até a perda da audição. “O nível que pode causar uma perda auditiva é em torno de uns 85 decibéis. A exposição crônica a um nível desse termina desenvolvendo a perda auditiva”, disse o médico.
Segundo ele, a melhor medida para prevenir problemas é evitar a utilização de máquinas e carros de som em volume acima do estabelecido.

» Siga-nos no Twitter

Tags: Poluição sonora de - Nesta época de Natal

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI