
Um ponto de vacinação contra Covid-19 concentrou dois públicos diferentes na manhã desta terça-feira (27) no Centro Unificado de Artes e Esportes Vieira Toranga, na Santa Maria da Codipi, Zona Norte de Teresina, e gerou uma aglomeração de pessoas no local.
Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina explicou que os pontos foram unificados para facilitar o deslocamento dos públicos, e que tem sido assim desde o início da vacinação contra a Covid-19. Segundo a FMS, a aglomeração aconteceu nas primeiras horas da manhã, e foi reduzida por volta das 10h. Leia a nota completa da FMS no final desta reportagem.
Nesta terça-feira (27), as mulheres idosas com 64 anos receberam a 1ª dose da vacina. Na quarta-feira (28), os homens idosos de 64 anos serão vacinados. Também nesta terça (27) receberam, pela manhã, a 2ª dose as mulheres de 69 anos. À tarde será a vez dos homens de 69 anos receberem a 2ª dose.
Os idosos começaram a chegar ao local cerca de uma hora e meia antes do horário previsto para o início da vacinação. Às 9h, quando a vacinação começou, os idosos foram organizados em duas filas de cadeiras, uma para cada público a ser vacinado, além da fila de carros do drive-thru.
A aposentada Zirlana de Oliveira, de 64 anos, contou que encontrou a aglomeração já pouco antes do início da vacinação, às 8h40. “Estava pior, e isso assusta muito! Porque não é para não ter aglomeração. Cadê a organização?”, questionou.
Leia abaixo a íntegra da nota da Fundação Municipal de Saúde (FMS):
A Fundação Municipal de Saúde informa que a alta movimentação no ponto de drive thru do CEU Norte foi um problema pontual, ocorrido apenas no primeiro horário e que no momento a movimentação está normal.
A FMS esclarece que o CEU Norte é um ponto de pouco movimento devido à sua localização, na região da Santa Maria da Codipi. Geralmente ele é frequentado apenas pelos moradores da região, que costumam ter dificuldade para se deslocar para outros locais devido à distância. Por isso, o local costuma abrigar mais de uma faixa etária, como aconteceu em outras etapas da campanha - até o momento sem apresentar problemas.
Portanto, as filas do primeiro horário se deram pelo fato das pessoas terem se deslocado ao ponto de vacinação antes do início oficial, às 9h. Como a maioria dos pacientes da região são pedestres, houve a formação da fila, mas em pouco tempo essa demanda foi vacinada e a situação voltou ao estado normal. Segue abaixo imagem do ponto feito às 10h30 da manhã.