Piaui em Pauta

-
-
A FMS alerta que o prazo da campanha prossegue até o dia 25 de maio e que não o

População pode se vacinar contra a Influenza neste sábado (12)

Publicada em 11 de Maio de 2012 �s 13h11


Neste sábado (12), as salas de vacina dos Hospitais do Buenos Aires, Promorar, Parque Piauí, Satélite, Maternidade Wall Ferraz (Ciamca) e o Centro de Saúde do Cristo Rei, realizarão atendimento ao público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe, das 8h às 17h. A Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, conclama que o público-alvo que ainda não se vacinou procure a sala de vacina mais próxima da sua casa.

Direcionada a crianças de seis a dois anos, gestantes e pessoas com mais de 60 anos a vacina protege a população contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza (H1N1). A FMS alerta que o prazo da campanha prossegue até o dia 25 de maio e que não ocorrerá prorrogação.

Com base no último boletim da FMS, até quinta-feira, 10, foram vacinados apenas 17,30% das gestantes, 18,84% das crianças e 23,65% dos idosos, o que representa 21,77% da meta de 110 mil pessoas. A 14º edição da campanha de vacina visa reduzir a mortalidade, complicações e internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza.

A principal medida de prevenção é a vacinação, afirma a coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com elevada transmissibilidade por meio de secreção pelas vias orais da pessoa contaminada. "Os sintomas são semelhantes aos do resfriado, as pessoas infectadas levam um período de uma a duas semanas para se recuperar, o qual pode chegar a se transformar em uma pneumonia" explica Amariles Borba.

As pessoas que não puderem se vacinar neste sábado pode procurar os centros de saúde, os hospitais municipais e os postos volantes para tomarem a vacina, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A FMS também está atendendo os casos de pessoas que não tem condições físicas de se deslocarem até uma unidade de saúde. Através telefone 3215-7736, a vacina pode ser agendada na sua residência, informando o nome, endereço e ponto de referência.

 



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Prefeitura de Teresina �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA