Publicada em 26 de Junho de 2015 �s 15h48
O Piauí teve a oportunidade de mostrar o seu potencial turístico durante a 3ª edição do Salão de Turismo Rota das Emoções, que acontece em Jericoacoara. O secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira, esteve presente e participou de mesa redonda, juntamente com gestores dos demais Estados.
Na oportunidade, Flávio Nogueira abordou as estratégias e políticas estaduais que têm sido aplicadas no Piauí para o fortalecimento do setor. “O Piauí tem muitos potenciais turísticos. Por vários aspectos, desde a nossa culinária até o nosso artesanato e belezas naturais. O Salão de Turismo é uma oportunidade de mostrarmos isso e falar dos esforços que estamos implementando para impulsionar essa potencialidade, tanto na estruturação quanto na articulação com os demais órgãos”, pontua.
O secretário destacou os esforços que estão sendo empreendidos pelo Governo do Estado. “Estamos trabalhando na articulação e possibilitando que o Piauí possa estar presente em feiras e eventos que divulguem esse potencial, além de buscar mecanismos para que possamos ampliar a infraestrutura necessária para atrair turistas, como a sinalização, melhoria do acesso com rodovias, reurbanização de espaços turísticos e outros. Estamos buscando investimentos para dotar o Piauí da infraestrutura necessária para receber bem o turista, junto a instituições governamentais e também junto a iniciativa privada”, elencou o secretário durante uma Mesa Redonda.
Com essas ações, o objetivo é promover as potencialidades dos atrativos turísticos do Estado do Piauí, aumentando a competitividade dos produtos e destinos, com melhor organização e estruturação na oferta turística e que permita o acesso de todos os públicos. “Com isso, de forma indireta, estamos proporcionando o desenvolvimento e melhoria dos índices econômicos e sociais, do emprego e renda para a população”, reforçou o secretário.
O objetivo do Salão é promover o turismo regional no território da Rota das Emoções e discutir novas estratégias e oportunidades para projetar ainda mais o roteiro integrado em todo país. O evento é uma iniciativa do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nos Estados. Para isso, foram convidados para o evento operadores, empresários e fornecedores do setor turístico para participarem de rodadas de negócios para negociações dos pacotes envolvendo o roteiro.
A Rota das Emoções é um roteiro integrado que liga os estados do Maranhão, Piauí e Ceará e envolve 14 municípios. No Maranhão, as cidades que integram a rota são Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. Já no Piauí, são Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. No Ceará, são Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara
O secretário reforçou que, nesse momento, os Governos dos três Estados tenta reafirmar a Rota das Emoções como um roteiro turístico atrativo. "O Piauí é lindo, temos uma beleza rica, além de conhecer e se envolver por nossas praias, o turista também tem como opção um ambiente ecológico, uma natureza linda que permite a prática de esportes", destacou. O Salão de Turismo Rota das Emoções acontece até este sábado (27).