O novo prédio do Centro Educacional Masculino (CEM) que está sendo construído na Avenida Joaquim Nelson, zona Sudeste de Teresina, vai possuir monitoramento eletrônico 24 horas em tempo real e integração com o policiamento do Ronda Cidadão. A expectativa da direção do CEM é que o prédio seja inaugurado no começo de 2012.
Atualmente a vigilância externa no CEM é feita por alguns poucos policiais militares, o quem dificulta a segurança no local e possibilita fugas.
Além das inovações na área de Segurança, o diretor do CEM, Etevaldo Sousa informou ao Portal AZ que melhorias na área educacional vão possibilitar que os internos façam cursos de qualificação em parceria com o IFPI e com o sistema S, que inclui o Sebrae, Sest/Senai e o Sesc.
“O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) vai elaborar uma linha de qualificação específica para os internos, que vão ter uma bolsa formação”, explica Etevaldo.
A qualificação partiu de uma decisão do Ministério da Educação de Cultura (MEC) e caberá aos estados à adesão ao programa.
Durante encontro do Fórum Nacional dos Gestores do Sistema Socioeducativo uma série de melhorias para o trabalho com os menores que cometem delitos foram certadas. Dentre eles capacitação de servidores, qualificação para gerenciamento de crise e melhoria no relacionamento com as secretarias de Educação dos Estados.
“Vamos também trabalhar com as famílias dos internos, através do programa Brasil Sem Miséria. Não adianta o adolescente retornar às suas casas e deparar com a mesma situação”, analisa Etevaldo.
Atualmente 57 adolescentes estão no CEM, 40% deles são oriundos de cidades do interior do Piauí. Com uma média de idade de 17 anos, a maioria destes jovens está recluso porque cometeram homicídio.