Piaui em Pauta

-
-
Prefeito de Teresina faz apelo

Prefeito de Teresina faz apelo para que população faça quarentena.

Publicada em 02 de Abril de 2020 �s 13h43


O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) manifestou insatisfação com a movimentação de pessoas nas ruas da capital durante o período de quarentena determinado devido à pandemia da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. No Twitter, o gestor afirmou que ainda não se sabe o comportamento do vírus e o nível das infecções na cidade.

» Siga-nos no Twitter

“Os testes que temos demoram uma semana para ficarem prontos e o número de infectados certamente vem aumentando muito mais do que conseguimos notificar a cada dia”, escreveu o prefeito.

Firmino disse que “é infundado esse comportamento despreocupado de grande parte da nossa população, que insiste em não ficar em casa” e que se sente frustrado “em tentar tudo que está ao nosso alcance para proteger as pessoas e ver que grande parte continua saindo de casa, inclusive para amenidades”.

O prefeito afirmou que o descumprimento às recomendações dadas para evitar a disseminação do vírus na capital pode trazer resultados catastróficos. “Sinto em dizer que não vai demorar o momento de grandes arrependimentos. Esse descompromisso será pago com a vida de muitas pessoas. Muitos nossos conhecidos e familiares”, declarou Firmino.

Leia a série de tweets publicadas pelo prefeito:

Boa noite.

Acho importante algumas considerações nesse momento. A primeira é: ainda estamos caminhando no escuro no que se refere a situação do novo coronavírus em Teresina.

Não sabemos como ele está se comportando, nem o nível de comprometimento das infecções por aqui.

Os testes que temos demoram uma semana para ficarem prontos e o número de infectados certamente vem aumentando muito mais do que conseguimos notificar a cada dia.

Essa semana devemos receber os testes rápidos, mas ainda em pouca quantidade.

É infundado esse comportamento despreocupado de grande parte da nossa população, que insiste em não ficar em casa.

É muito triste ver que muita gente espera a catástrofe acontecer.

Eu, como prefeito e como cidadão, me sinto absolutamente frustrado em tentar tudo que está ao nosso alcance para proteger as pessoas e ver que grande parte continua saindo de casa, inclusive para amenidades.

Sinto em dizer que não vai demorar o momento de grandes arrependimentos. Esse descompromisso será pago com a vida de muitas pessoas. Muitos nossos conhecidos e familiares.

'Nos preparamos para o pior cenário', diz prefeito
Em entrevista à TV Clube nesta quinta-feira (2), o prefeito comentou que o esperado, de acordo com estudos estatísticos sobre o comportamento da pandemia, é que o pico da contaminação na cidade de São Paulo aconteça dentro de duas ou três semanas, e a partir daí, aconteçam os picos em outras cidades do país.

Ainda segundo Firmino, o ginásio de badminton localizado no campus da Universidade Federal do Piauí começou a ser adaptado para funcionar como hospital de campanha. Além dele, a prefeitura estuda adaptar também o ginásio Lindolfo Monteiro para abrigar moradores de rua. As medidas emergenciais acontecem como preparação para a chegada do pico de contaminação em Teresina.

"Temos que estar preparados para o pior cenário. infelizmente, os dados que estão chegando, estão sendo mostrados, a situação vai ficar muito dramática e rapidamente", declarou o prefeito.
Mercados e feiras livres
Firmino Filho afirmou os mercados e feiras livres de Teresina têm sido os principais pontos de aglomeração de pessoas. Segundo ele, prefeitura percebeu que o movimento nos mercados aumentou no último domingo (29) em comparação com o final de semana anterior.

"Temos uma preocupação muito grande com relação ao próximo final de semana. Pedimos para a população não ir à feira se não tiver algum realmente importante. Se puder ir na segunda-feira, não vá no domingo", pediu o prefeito.

Segundo Firmino, as equipes das Superintendências de Desenvolvimento Urbano e a Guarda Municipal irão atuar durante o final de semana para organizar o espaço utilizado pelos feirantes, buscando aumentar o espaçamento entre barracas e evitar a aglomeração de pessoas nos espaços.

Ônibus
Firmino Filho disse que a prefeitura e a Superintendência de Transporte e Trânsito (Strans) estudam soluções para evitar a aglomeração de pessoas dentro dos ônibus. Segundo o prefeito, apesar da queda de 95% no fluxo de passageiros no transporte coletivo da capital, os ônibus continuam ficando superlotados durante os horários de pico.

Entre as opções estudadas pela prefeitura estão o aumento da frota de ônibus durante os horários de pico, limitar a quantidade de pessoas dentro dos veículos ou ainda alterar os horários de funcionamento dos estabelecimentos que ainda estão abertos, para diluir as aglomerações.
Tags: Prefeito de Teresina - Prefeito de Teresina

Fonte: GLOBO �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA