Piaui em Pauta

-
-
Prefeito Dr. Pessoa ouve reivi

Prefeito Dr. Pessoa ouve reivindicações dos conselheiros tutelares em reunião no Palácio da Cidade.

Publicada em 27 de Julho de 2023 �s 15h47


 O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, recebeu, nesta quinta-feira (27), em mais uma edição do “Café com as Comunidades”, conselheiros tutelares que atuam na capital. A ação acontece semanalmente, no Salão Nobre do Palácio da Cidade, onde o chefe do executivo ouve de perto as demandas das comunidades.

» Siga-nos no Twitter

Os conselheiros tutelares reivindicaram melhoria na estrutura dos conselhos, revisão salarial, e demandas pontuais das comunidades, como acessibilidade das crianças e adolescentes com deficiência, esporte e lazer, melhoria para atendimento dos encaminhamentos na área da saúde, bem como a criação do Samvis (Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual) Municipal.

“Essa reunião foi muito satisfatória, onde pude ouvir as reivindicações dos conselhos tutelares e aqui me comprometi em avaliar todas as demandas apresentadas, de modo a garantir melhores condições de trabalho e, principalmente, uma melhor prestação der serviço para a sociedade, considerando que essa categoria cumpre uma missão tão nobre, que é a de cuidar das crianças e adolescentes da nossa cidade”, declarou o prefeito Dr. Pessoa.

O secretário Allan Cavalcante, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), avaliou a reunião como positiva. “A reunião foi muito positiva, tivemos aqui algumas falas em relação aos avanços, uma vez que a gestão do Dr. Pessoa já teve muitos avanços. Mas é preciso mais, e aqui nós saímos com o encaminhamento de alguns pontos que vamos tentar avançar, a exemplo da questão da melhoria salarial, o prefeito se comprometeu e vamos estudar essa questão”, afirmou o gestor da Semcaspi.

O conselheiro tutelar Itapoan Ferreira frisou a importância de estruturar os conselhos e do apoio da prefeitura em tratar a criança e o adolescente como prioridade. “Em 12 anos que tenho atuando como conselheiro tutelar, nunca vi tanto apoio no sentido de tratar a criança e o adolescente como prioridade”, ressaltou Itapoan.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo e é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Atualmente, foi ampliado o número de conselhos que passou para sete unidades. A eleição para conselheiros tutelares acontece no dia 1º de outubro deste ano, e deverá preencher as 35 vagas para o quadriênio 2024/2027.

Coordenadoria de Direitos Humanos

Um dos avanços que a Prefeitura de Teresina deve ter nos próximos meses é a criação da Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos, que terá a frente o atual gerente de Direitos Humanos da Semcaspi, André Santos.

“Considerando a importância que os Conselhos Tutelares têm dentro de Teresina o prefeito Dr. Pessoa achou por bem criar essa Coordenadoria de Direitos Humanos, que será vinculada ao gabinete do prefeito e vai ampliar mais ainda a autonomia e autoridade dos conselheiros tutelares que cuidam das nossas crianças. A criação da coordenadoria está passando por um estudo, depois será encaminhada à Câmara Municipal para aprovação do legislativo, e logo em seguida para sanção do prefeito”, concluiu André Santos.


Tags: Prefeito Dr. Pessoa - O prefeito de Teresi

Fonte: SEMCOM �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)