
Ações educativas e ambientais que tenham o objetivo de colaborar com o meio ambiente recebem apoio da Prefeitura de Teresina. Um exemplo é o Bosque da Polícia Federal que recebeu, na manhã desta quarta-feira, 470 mudas de árvores em uma ação executada em parceria com o executivo municipal.
O prefeito Firmino Filho, o superintendente regional da Polícia Federal no Piauí, Antônio Tarcisio Alves de Abreu Júnior e o coordenador de arborização da Prefeitura, Clóvis Freitas Júnior, participaram da ação que contou com a presença ainda de alunos da Escola Municipal José Ommatti. Ao plantar uma árvore, o prefeito de Teresina elogiou a iniciativa da Polícia Federal em fazer as compensações ambientais sobre o dano causado durante suas operações.
Segundo ele, é uma satisfação para a Prefeitura apoiar iniciativas como essas. “É uma satisfação apoiar essa iniciativa da Polícia Federal que busca, através do plantio de árvores, fazer a compensação. Faz parte da agenda global enfrentar dificuldades ambientais e isso exige uma ação global, mas não se pode abrir mão de ações locais. A PF está dando um exemplo importante, que tem uma ação pedagógica já que faz com que as mensagens cheguem as novas gerações”, comentou o prefeito, lembrando que a Prefeitura se espelhou na iniciativa e fez a parceria com o Instituto Carbono e vai criar o Bosque do Corso, para fazer a compensação ambiental sobre os gases emitidos durante o Corso realizado no último sábado.
Durante a ação foram plantadas mudas de Ipês, Gonçalo Alves, Oitis e outras plantas nativas, no Bosque da PF localizado na Morada do Sol. Para o superintendente da PF a consciência ambiental deve ser incentivada no início da vida para que a criança já cresça com a consciência ambiental. “O hino de Teresina já fala “Verde que te quero verde” e é esse nosso objetivo. Essa parceria com a Prefeitura vem desde 2008 e a ideia é dar continuidade. Esperamos poder voltar no bosque e que as árvores plantadas já estejam grandes e preservadas”, pontuou.
O coordenador do Comitê de Arborização da Prefeitura de Teresina, Clovis Júnior, reforçou que a Prefeitura está investindo na rearborização da cidade e que tem como meta o plantio de 300 mil novas árvores até 2016. Para isso, destaca ele, é importante a parceria com as instituições e também com a sociedade. “Na arboricultura tem uma máxima que diz que não adianta ser flor se não fizer parte do jardim e para arborizarmos Teresina precisamos estar todos juntos, instituições e sociedade. Daí a relevância essa ação em conjunto com a Polícia Federal que é uma instituição com credibilidade e que está dando seu exemplo e contribuição para a sociedade”, ressaltou.