Piaui em Pauta

-
-
Prefeito irá à Brasília em bus

Prefeito irá à Brasília em busca de recursos para a RIDE Grande Teresina.

Publicada em 08 de Novembro de 2013 �s 14h32


 O prefeito Firmino Filho destacou na manhã de hoje (08) que buscará em Brasília garantias da presença da Grande Teresina no orçamento da União para o ano de 2014. A declaração do gestor municipal aconteceu durante a 9ª Reunião da RIDE - Região Integrada de Desenvolvimento - Grande Teresina, que aconteceu no auditório do BNB e contou com a presença do governador do Estado, Wilson Martins, do deputado federal Júlio César, de representantes do Ministério das Cidades e Universidade Nacional de Brasília e prefeitos de municípios que integram a RIDE.

» Siga-nos no Twitter

De acordo com Firmino Filho, o ano de 2013 está sendo importante para a RIDE, que foi reativada e está conseguindo bons resultados. “Tínhamos um déficit operacional da RIDE e este ano conseguimos uma mobilização maior dos prefeitos, da bancada federal e, assim, conseguimos avançar em diversos aspectos. Temos um marco importante que é o Plano de Saneamento e estamos buscando consolidar uma RIDE que dê frutos para todos os municípios, e que consiga alavancar recursos para investimentos nas cidades”, afirmou.

O chefe do executivo municipal destacou também que um ponto que precisa ser priorizado pela RIDE é a questão da mobilidade urbana. “Precisamos de apoio do Governo Federal, da nossa bancada em Brasília, para garantir recursos que melhorem a mobilidade dos nossos municípios, em especial Teresina. O deputado Júlio César informou que existem R$63 bilhões no orçamento para investir em emendas, mas apenas R$1.300 milhões são voltados para Regiões Metropolitanas e RIDEs. Portanto, vamos à Brasília para que nossos municípios não fiquem de fora do orçamento da União para 2014”, informou.

Nesta 9ª Reunião da RIDE a pauta das discussões giram em torno da elaboração de um Diagnóstico sobre o Saneamento Básico e Plano Regional da Ride Grande Teresina [sob responsabilidade do Ministério das Cidades e Universidade Nacional de Brasília], além da liberação de Emenda Parlamentar para a região e uma discussão sobre Pontos de Integração.

“Em reuniões passadas encaminhamos demandas referentes às tarifas semiurbanas de transporte coletivo e a elaboração do Plano Regional de Saneamento Básico. Na reunião de hoje estamos aprofundando as discussões e contamos com a participação de um representante do Ministério das Cidades, que contribuirá na elaboração do diagnóstico, de forma que possamos avançar nos projetos e consigamos recursos para investir nos municípios”, explicou Washington Bonfim, secretário municipal de Planejamento e responsável pela condução dos serviços na reunião.

Estavam presentes na reunião, além do prefeito de Teresina, os gestores de Altos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, l Monsenhor Gil, Pau DArco e Timon. Integram também a RIDE os municípios de Beneditinos, União, Miguel Leão e Nazária.
Tags: Prefeito irá à Brasí - O prefeito Firmino

Fonte: SEMCOM �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)