Um pedido de impeachment foi protocolado contra o prefeito afastado de Pio IX, Silas Noronha (PSD). Ele foi preso no dia 10 de abril, aos 59 anos, durante uma investigação por exploração sexual de adolescentes.
O pedido foi apresentado na última quinta-feira (29) pela vereadora Eliane Bezerra (MDB), irmã do vice-prefeito Etinho Bezerra (MDB). Desde 11 de abril, ele ocupa o cargo de prefeito interino do município.
Segundo a vereadora, o pedido foi idealizado e formalizado após a Polícia Civil iniciar a investigação sobre o caso e cumprir o mandado de prisão. Ele já era investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Vereadores da cidade após denúncias de um ex-membro de campanha.
"Eu fiz o que qualquer agente sério faria. Antes se tratavam de falácias, mas agora temos um processo. Temos a trilha dos fatos. Estou aguardando a mesa diretora da Câmara seguir com os procedimentos necessários para a sessão do ato de votação", disse a vereadora Eliane, ao g1.
A vereadora Regina Coeli (PT), que preside a CPI, informou que a denúncia do pedido deverá ser lida em plenário para votação em uma possível sessão extraordinária nesta semana. Segundo ela, uma comissão processante formada por três membros seguirá com o processo, caso seja aprovado.
Ex-membro de campanha denunciou prefeito nas redes sociais
Silas Noronha passou a ser investigado após um ex-integrante da campanha denunciar que, a pedido dele, participou de um esquema de aliciamento de adolescentes de 13 e 14 anos. O sobrinho dele,
Nas redes sociais, a gestão publicou que Silas Noronha colabora com a investigação.
Liedson Alves, ex-integrante da equipe de campanha de Silas nas eleições de 2024, usou as redes sociais e também esteve na Câmara de Vereadores para denunciar o suposto esquema. Segundo o denunciante, os casos teriam começado após as eleições. No entanto, não há informação sobre por quanto tempo o esquema teria ocorrido.
Ele contou que recebeu a proposta de Silas logo depois das eleições, durante as quais produziu conteúdo para as redes sociais do candidato à reeleição.
"O prefeito falou que, para eu ter renda e ele continuar me pagando, ele ia aumentar o salário, mas para isso eu tinha que levar meninas pra ele. Sempre do mesmo perfil: menores de idade e do meu convívio, nada de meninas mais velhas", relatou.
O rapaz relatou que as adolescentes eram, em geral, filhas de pessoas ligadas à prefeitura, como parentes de gestores ou políticos. Ele também afirmou que um sobrinho do prefeito participaria do esquema.
Em um dos vídeos, o denunciante disse que uma adolescente teria recebido cerca de R$ 1 mil para ir a um motel com o prefeito, no primeiro encontro.
Segundo a delegada Rosa Chaib, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), o número de vítimas não será informado no momento devido ao sigilo da investigação.
O período em que os crimes foram cometidos também não foi informado. Segundo a Polícia Civil, novas denúncias estão sendo registradas após a prisão do prefeito.
A polícia apreendeu quatro celulares, pertencentes ao prefeito, ao sobrinho, que foi preso no dia anterior, e ao ex-assessor, que fez as denuncias. Os aparelhos passam por perícia.
“Trata-se de uma investigação de suposto favorecimento em um esquema de exploração e prostituição de menores”, delegada Rosa Chaib.
segundo o delegado Tales Gomes, algumas das supostas vítimas já foram ouvidas e agora novas pessoas prestarão depoimento.
“Com a prisão, novas pessoas costumam aparecer. Algumas dessas meninas hoje já são maiores de idade e tudo isso é considerado na investigação”, disse Tales.
Nota do prefeito Silas Noronha
O prefeito Silas Noronha vem a público esclarecer que, de forma voluntária, apresentou-se à Justiça com o objetivo de prestar todos os esclarecimentos necessários, prezando pelo bom andamento das investigações às quais vem sendo submetido.
Reforça ainda que permanece totalmente à disposição das autoridades para colaborar com o que for preciso, confiando que a Justiça será feita de maneira imparcial.
Por fim, reafirma seu compromisso com a transparência, com a verdade e com o bem-estar da sociedade.